Tuesday, June 28, 2022
Ucrânia: Emmanuel Macron publica transcrição de telefonema com Vladimir Putin
O ESPELHO
Ucrânia: Emmanuel Macron publica transcrição de telefonema com Vladimir Putin
Marc Röhlig - 1 hora atrás
|
Quatro dias antes da invasão russa, o presidente francês Macron tentou aplacar o chefe do Kremlin, Putin, por telefone. Um documentário agora mostra a conversa – e o momento em que Putin tem coisas melhores para fazer.
Ucrânia: Emmanuel Macron publica transcrição de telefonema com Vladimir Putin
Há quatro meses, a Rússia lançou uma invasão ilegal da Ucrânia. O ataque chocou o mundo, mas já estava no ar nos dias anteriores. O Palácio do Eliseu publicou agora a transcrição de um telefonema entre o presidente francês Emmanuel Macron e seu colega russo Vladimir Putin. O telefonema ocorreu quatro dias antes do ataque russo - e mostra como a pacificação parecia sem esperança mesmo naquela época.
"Obrigado, Emmanuel", disse Putin, segundo a transcrição, "é sempre um grande prazer falar com você porque temos uma relação de confiança". Em seguida, o chefe do Kremlin elogiou os esforços de Macron e do chanceler Olaf Scholz para implementar o acordo de Minsk - e começou a divulgar sua visão do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy. »Nosso querido colega Zelenskyj não faz nada. Ele está mentindo."
O telefonema foi filmado como parte de um documentário sobre Macron e a guerra na Ucrânia. O vídeo completo será lançado em 30 de junho pelo canal de TV francês France 2. "Foi um dos assuntos mais difíceis que já trabalhei na minha vida", disse o documentarista Guy Lagache à revista francesa 20 minutos.
Na conversa, Putin se referiu às supostas demandas de Zelenskyy por bombas nucleares e às demandas de Macron por uma revisão do Acordo de Minsk. Ele com raiva rejeita ambas as alegações. Putin ignora a reação e agora elogia os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.
Macron agora se indigna: "Não sei onde seu advogado estudou! (...) Não sei qual advogado iria tão longe a ponto de afirmar que textos jurídicos em um país soberano são redigidos por separatistas.« Então, de acordo com o registro, ele tenta novamente desescalar: »Se nós queremos dar uma chance ao diálogo, então temos que acalmar o jogo.«
"Eu quero jogar hóquei no gelo agora"
No momento da ligação, a Rússia e a Bielorrússia já estavam realizando exercícios militares conjuntos na fronteira com a Ucrânia. A invasão veio pouco tempo depois. Quando perguntado sobre os exercícios, Putin os dispensou. Eles estavam "provavelmente" à noite.
"Quero jogar hóquei no gelo agora", Putin explica pouco depois, "para ser honesto, já estou falando com você do pavilhão esportivo".
Após o telefonema, Macron disse ao documentarista Lagache: “Não conseguimos convencê-lo e ele marchou para a Ucrânia”.