Monday, April 25, 2022
Partido Irlandês do Norte exige planos de associação com a República da Irlanda
Reuters.
Partido Irlandês do Norte exige planos de associação com a República da Irlanda
Ontem às 21:18.
Belfast, 25 de abril (Reuters) - alguns dias antes da eleição na província britânica da Irlanda do Norte, o Partido Nacionalista Sinn exige sinn da República da Irlanda planejando uma possível associação. As discussões são necessárias sobre o que a economia e um sistema comum de saúde e educação da ilha irlandesa podem parecer, disse Sinn-Fein-Politician Michelle O'Neill da agência de notícias da Reuters. Foi irresponsável do governo em Dublin para não fazer quaisquer preparativos para isso. Uma união poderia ocorrer antes do final da década. Ela não queria cometer uma data para um possível referendo, mas as pessoas sabem que uma mudança constitucional viria.
O O'Neill era o chefe do governo norte-irlandês do governo e teve que descer no início de fevereiro, quando o primeiro-ministro Paul Givan do Partido Unionista Democrático Protestante, Pro-Britânico (DUP) jogou fora contra as regras de comércio de Brexit. Ao votar em 5 de maio, o Partido Católico de O'Neill, segundo Sinn, poderia ser a primeira vez no governo em Belfast, onde representantes do acampamento católico e protestante sempre têm que governar juntos.
Esta disposição faz parte do acordo de 1998 de sexta-feira de 1998, com que as décadas de violência na Irlanda do Norte poderiam terminar. Os nacionalistas predominantemente católicos se esforçam para uma associação com a República da Irlanda, os sindicalistas protestantes representam o restante no Reino Unido. O acordo de sexta-feira bonito também estipula que um referendo pode ser agendado se a maioria para uma união da Irlanda do Norte estiver surgindo com a República da Irlanda.
"Eu acho que o governo irlandês tem que se concentrar nos planos para uma mudança constitucional", disse O'Neill. "Deve haver uma reunião de cidadania. A saída da UE Grã-Bretanha premiou a questão da Irlanda do Norte à nova explosividade e, acima de tudo, levou a discussões em toda a fronteira entre a província britânica e a Irlanda dos membros da UE. No Referimento de Brexit 2016, O Irlandês do Norte votou-se para um restante na UE.