Saturday, April 2, 2022
Operação na "Floresta Vermelha": soldados russos em Chernobyl aparentemente irradiados
Diário da Cidade de Colônia
Operação na "Floresta Vermelha": soldados russos em Chernobyl aparentemente irradiados
ksta - Ontem às 15:16
De acordo com informações dos EUA, as forças armadas russas começaram a se retirar da zona em torno das ruínas nucleares de Chernobyl. Soldados russos estão deixando a área para a vizinha Bielorrússia, disse uma autoridade do Departamento de Defesa dos EUA na quarta-feira. "Achamos que eles estão indo embora. Mas não posso dizer que todos foram embora."
Uma pessoa segura um contador Geiger perto da Floresta Vermelha, no norte da Ucrânia.
A permanência na área ao redor do reator nuclear danificado aparentemente não foi sem consequências para as tropas russas. Muitos dos soldados russos destacados na área de Chernobyl precisariam ser tratados por sintomas de radiação na Bielorrússia, informou o guia turístico local Yaroslav Yemelianenko no Facebook, citando uma reportagem da televisão bielorrussa.
Soldados aparentemente admitidos no Centro de Medicina de Radiação
Um grupo de soldados “danificados por radiação” foi levado para o centro bielorrusso de medicina de radiação em Gomel. A agência de notícias Reuters informou anteriormente em conformidade. As tropas russas atravessaram áreas particularmente contaminadas, como a "Floresta Vermelha", sem equipamentos de proteção, explicaram dois funcionários da usina.
A chamada "Floresta Vermelha" é considerada uma área particularmente poluída de cerca de dez quilômetros quadrados perto de Chernobyl. A floresta recebeu esse nome porque os pinheiros que cresciam lá ficaram com uma cor marrom-avermelhada depois de absorver os altos níveis de radiação após o acidente de Chernobyl.
Uma das áreas mais contaminadas do mundo
O local ainda é considerado uma das áreas mais contaminadas do mundo, mesmo os funcionários das ruínas nucleares não têm permissão para entrar na área. Os soldados russos poderiam, portanto, ter sido expostos a altas doses de radiação, pois poeira radioativa adicional foi levantada por veículos que passavam sobre eles.
A Rússia anunciou na terça-feira que reduziria significativamente as atividades militares na região ao redor da capital ucraniana Kiev e na área ao redor da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia. No entanto, com novos ataques a Chernihiv e Mariupol no sul, a Rússia frustrou as esperanças de que a situação melhorasse. Os Estados Unidos já haviam alertado na terça-feira que não se tratava de uma "retirada" das tropas russas, mas sim de um "reposicionamento". Uma "grande ofensiva contra outras regiões da Ucrânia" está ameaçando.