Tuesday, August 3, 2021

Malaika Mihambo ganha ouro olímpico para a Alemanha no salto em distância

Uma última tentativa permanece para Malaika Mihambo. Uma última tentativa, um último salto para garantir o ouro após duas tentativas inválidas na final do salto em distância olímpico em Tóquio. O jovem de 27 anos está em bronze atrás da líder americana Brittney Reese e Ese Brume, da Nigéria. É necessário um salto de sete metros. Ela anima os poucos espectadores a bater palmas, iniciar, pular, voar e voar - até exatamente sete metros e até o topo. Um murmúrio atravessa o estádio. A espera começa, ela se agacha, observa os dois últimos saltadores. Às 12h12, horário local de Tóquio, um forte grito ecoa através do estádio olímpico. Mihambo já o fez. Ouro! Em seguida, as lágrimas brotam em seus olhos. O quarto colocado no Rio ganha o sétimo ouro para a Alemanha nos Jogos de Tóquio. E isto depois de um ano em que ela estava procurando há muito tempo. Na qual ela foi atormentada pela dúvida própria. E na qual ela inicialmente lutou com o papel de ser a grande esperança de ouro da Alemanha. "O grito, as lágrimas - esse foi o alívio, é claro, também a alegria". Um sentimento que dificilmente posso descrever porque este caminho era tão duro e rochoso", diz ela depois nas catacumbas do estádio. "Sou grato por poder estar aqui agora como a melhor versão de mim mesmo e apreciá-la". É uma sensação humilhante de felicidade porque eu sabia que não era um dado adquirido". O ouro de Mihambo no Campeonato Europeu de 2018 e seu título no Campeonato Mundial de 2019, que ela ganhou com um salto fabuloso de 7,30 metros, fizeram dela a nova estrela do atletismo alemão e ela foi nomeada a atleta alemã do ano, duas vezes seguidas. O fardo de ser o favorito olímpico e o peso das expectativas, no entanto, fez tudo isso diminuir. "Pensei muito no que este novo papel me faria, como eu gostaria de lidar com isso", disse ela em uma entrevista com a WELT pouco antes dos Jogos e admitiu abertamente: "Tenho que dizer que não foi tão fácil para mim no início. Eu tinha a sensação de que estava passando de caçador a caçado". Antes, ela era uma das muitas. Agora ela foi entronizada no topo. "A sensação de que tenho que defender esta posição era nova e desconhecida. Mas aprendi a lidar melhor com isso e a fugir dele". Partindo para Tóquio, ela não se via como a única grande favorita. Também porque ela tem tido alguns problemas nesta temporada. O ponto crucial com o rolo e a corrida A coisa com a corrida já não funcionava há muito tempo. Após uma lesão, Mihambo havia encurtado sua corrida de 20 para 16 etapas em 2020, mas lutou para voltar ao ritmo certo em bons 40 metros até pouco antes dos Jogos Olímpicos. "No início do ano era realmente uma tensão, havia muitos pontos baixos", diz ela. "Tentei o melhor que pude, mas não consegui retomar de onde parei em 2019. Foi quando surgiu muita dúvida sobre si mesmo". Foi uma situação que, para ela, estava tão desfasada das expectativas externas. Como ela poderia estar pensando no ouro quando estava lutando tanto neste momento? "Eu realmente acho que me senti desconfortável não por ser o favorito em si, mas porque eu não conseguia estar à altura desse papel devido aos meus problemas de dentição", disse Mihambo. Então, quando as coisas começaram a ir na direção certa, a confiança e a segurança voltaram em junho. Na qualificação de domingo, ela então declarou a busca por seu melhor atropelamento. "Estou muito feliz que finalmente tenha dado certo", disse Mihambo sobre sua terceira tentativa, aos 6,98 metros. "Foi o primeiro salto que esteve no quadro por meio ano". Somente o sérvio Ivana Spanovic deu mais um salto na qualificação (7,00). Agora na final, Mihambo pousou a 6,83 metros em sua primeira tentativa e segunda atrás da Ese Brume da Nigéria (6,97). Embora ela tenha conseguido melhorar para 6,95 metros imediatamente depois, a americana Brittney Reese também voou para a distância de Brume em sua terceira tentativa. Terceiro lugar no intervalo. Era necessário um salto de cima - mas na quarta tentativa, o momento e o ritmo não estavam corretos. Mihambo correu através. Na quinta tentativa, ela exagerou. Ela só tinha uma chance. Com nervos fortes e uma frieza incomparável, ela saltou exatamente para a marca dos sete metros em sua última tentativa. Mihambo só podia assistir, não intervir. "Para mim foi um mau momento para esperar", diz ela. A jovem de 27 anos tentou ir com calma, mas não conseguiu. "Eu também sabia que sete metros podem ser vencidos". E então quando você sabe que deixou 19 centímetros no quadro, você não carrega essa sensação de relaxamento. Eu pensei: "Oh meu Deus, isso é o suficiente no final?" Foi o suficiente. E toda a tensão caiu.