Friday, January 3, 2025
Mudámo-nos dos EUA para Berlim - mas como a cidade é muito cansativa, agora preferimos viver em Dresden
Business Insider Alemanha
Mudámo-nos dos EUA para Berlim - mas como a cidade é muito cansativa, agora preferimos viver em Dresden
Ashley Packard • 3 dias • 3 minutos de leitura
Sentimo-nos muito confortáveis em Dresden.
Há dois anos, o meu marido e eu (juntamente com os nossos dois gatos) fizemos uma grande mudança de Massachusetts para Berlim para encontrar um novo emprego lá.
Estávamos entusiasmados por viver numa capital pela primeira vez. Antes, vivíamos apenas nos subúrbios de Boston. Embora a capital alemã fosse lindíssima, achávamos difícil viver lá.
Em fevereiro saímos de Berlim e mudámo-nos cerca de duas horas para sul, até Dresden. Esta foi uma das melhores decisões que tomámos desde que chegámos à Alemanha.
Aqui estão algumas coisas que nos tiraram de Berlim e algumas razões pelas quais Dresden realmente nos impressionou.
Difícil encontrar alojamento e rendas elevadas
Berlim é conhecida por ser relativamente fácil de financiar, especialmente em comparação com outras capitais europeias, como Paris ou Amesterdão.
No entanto, nos últimos anos, a cidade tornou-se uma das cidades mais caras para os inquilinos na Alemanha porque os custos de habitação aumentaram.
Muitos projetos de construção de novas habitações foram suspensos. Berlim tinha uma taxa de desocupação inferior a 1% em 2023.
Tivemos muito mais sorte ao procurar um apartamento em Dresden, provavelmente porque não é uma cidade grande. Os preços de aluguer também eram significativamente mais acessíveis para nós.
Dresden está menos cheia de turistas
Pode ficar um pouco cheio nos mercados de Natal de Dresden, mas a cidade não costuma ser muito confusa.
Berlim é uma das cidades mais visitadas da Europa e atrai vários milhões de visitantes todos os anos. Quando lá vivíamos, locais populares como a Alexanderplatz, as Portas de Brandemburgo e a Ilha dos Museus pareciam constantemente invadidos por turistas.
Durante as horas de ponta das viagens, isto resultou em comboios, autocarros e elétricos sobrelotados e atrasos para passageiros regulares como nós.
Em comparação, Dresden atrai apenas alguns milhões de visitantes todos os anos. Temos ainda alguns turistas (principalmente por causa dos famosos mercados de Natal), mas em menor quantidade.
E como agora podemos viver no centro da cidade, podemos caminhar até à maioria dos locais e evitar transportes públicos lotados e congestionamentos de trânsito.
A nossa mudança oferece maior acesso à natureza e à bela arquitetura
Como amantes da natureza, apreciamos os espaços verdes e os grandes parques de Berlim. No entanto, não se comparam ao que temos em Dresden.
Mais de metade da nossa cidade está coberta por espaços verdes e florestas. Adorámos o belo Elba que atravessa Dresden.
Também estamos apenas a cerca de uma hora de distância do belo Parque Nacional da Suíça Saxónica - uma viagem de carro a partir de Berlim demoraria cerca de três horas.
Também temos acesso a ciclovias pavimentadas ao longo do rio e a muitos belos trilhos para caminhadas.
A cidade também tem muito para oferecer em termos de ambiente arquitetónico. Embora Berlim tenha muitos marcos impressionantes, Dresden é também conhecida pela sua arquitetura e monumentos culturais, como o Zwinger e a Ópera Estatal Saxónica.
Gostámos particularmente de passear pela cidade velha e admirar os edifícios elaborados e opulentos com as suas esculturas exuberantes e jardins em socalcos.
A vida noturna de Dresden é suficiente para nos
Dresden é uma ótima opção para nós.
A vida noturna de Berlim é única e variada, especialmente se comparada com o que se pode encontrar em Dresden.
Os clubes de techno como o Berghain e o Sisyphos atraem um público internacional com as suas festas e horários de funcionamento longos - alguns não fecham durante um fim de semana inteiro.
Não somos grandes clubbers e por isso preferimos os bares descontraídos e a vida noturna um pouco mais tranquila de Dresden. Na nossa cidade mais pequena há menos clubes e a maioria deles parece mais acolhedora.
Em suma, a nossa mudança foi a decisão certa
Dresden é mais barata do que Berlim e ficámos impressionados com o acesso à natureza e com a arquitetura de cortar a respiração.
Sentimo-nos em casa agora e estamos felizes por viver numa cidade tão bonita.