Friday, June 21, 2024
Três Leões decepcionam na fase preliminar: a Inglaterra ainda é a favorita?
Espelho diário
Três Leões decepcionam na fase preliminar: a Inglaterra ainda é a favorita?
História de Kit Holden • 10 horas • 4 minutos de leitura
Depois de quatro pontos em dois jogos, a Inglaterra está com um pé nas oitavas de final e ainda é vaiada pela própria torcida. A pressão sobre o treinador está aumentando.
Ao apito final houve vaias nas arquibancadas e também houve uma espécie de clima apocalíptico na coletiva de imprensa. Os ingleses despediram-se então da noite de Frankfurt balançando a cabeça, revirando os olhos e muita frustração. Quase parecia que a sua equipa tinha sido completamente eliminada do Campeonato da Europa após dois jogos.
Os Três Leões jogaram 1 a 1 contra a Dinamarca e praticamente se classificaram para as oitavas de final com o quarto ponto no segundo jogo. Só que o desempenho não estava certo novamente. Depois da vitória pouco convincente sobre a Sérvia, os ingleses jogaram quase pior em Frankfurt. E agora você está lentamente começando a ter sérias dúvidas sobre seus próprios sonhos de título.
“Se quisermos alcançar o que se espera de nós, temos que melhorar”, disse o técnico Gareth Southgate após o jogo. Antes deste torneio, a Inglaterra ainda era considerada a grande favorita: o momento parecia propício para a sua primeira vitória no Campeonato da Europa e o seu primeiro título desde 1966. Em vez disso, velhas neuroses estão agora a ser desfeitas. Uma mistura tóxica de padrões muito elevados, pouca paciência e muita atitude de sabe-tudo está fervendo novamente.
Southgate senta-se no confessionário como um pecador
Mesmo no bonde antes do jogo, os torcedores ingleses reclamaram do técnico. Southgate é muito conservador e sem imaginação. Ele não foi capaz de utilizar adequadamente os jogadores de ataque incrivelmente talentosos das fileiras inglesas. Os especialistas concordaram e, depois do jogo, o treinador sentou-se no confessionário como um pecador arrependido e pediu perdão.
“Posso entender perfeitamente a frustração dos fãs. Temos que aceitar que esta é a nossa realidade agora. Esperamos vencer ao mais alto nível. Se não chegarmos a este nível, temos que aceitar tudo o que surgir no nosso caminho", disse o homem de 53 anos, assumindo a responsabilidade. “Temos que aceitar este desafio e, no final das contas, esse é o meu trabalho.”
Cada vez mais observadores começam a duvidar se ele ainda conseguirá dominar esta tarefa. Contra a Dinamarca, a Inglaterra não só parecia pálida, mas também aleatória. Eles dependiam muito de talentos excepcionais como Jude Bellingham e Phil Foden e dificilmente atuavam como uma unidade, especialmente quando pressionavam. No final, o gol só surgiu por causa de um erro grave do lado adversário.
É preciso reconhecer que apesar de toda a qualidade do plantel, Southgate ainda enfrenta problemas pessoais. No ataque, o capitão Harry Kane ainda não está totalmente apto, enquanto as outras posições são simplesmente fracas. Trent Alexander-Arnold, lateral treinado, ainda joga na dupla seis. Kieran Trippier, de pé direito, joga na ala esquerda porque Luke Shaw está lesionado. “Tripps esteve muito bem, mas se o seu melhor lateral-esquerdo não estiver disponível, você não consegue equilíbrio”, disse Southgate.
Para alcançar coisas extraordinárias, é preciso passar por momentos difíceis. E hoje foi sem dúvida um momento difícil.
Gareth Southgate
Mesmo assim, muitos ficam perplexos com a forma como a Inglaterra aborda os jogos. Contra a Sérvia e a Dinamarca, ele assumiu a liderança logo no início e depois recuou para administrar o jogo. As coisas correram bem no primeiro jogo. No segundo, o tiro saiu pela culatra. Enquanto a Espanha e a Alemanha inspiram com muitos golos, a negatividade da Inglaterra diminui o ânimo.
Southgate é autocrítico e desafiador
Mas o que dizem sempre os britânicos sobre os alemães? Você não deve descartá-los muito cedo. Os torneios não se vencem nos dois primeiros jogos e principalmente com um futebol de ataque desenfreado. Olhando para o resto do torneio - como vencedora do grupo, a Inglaterra ainda pode acabar na mesma árvore do torneio que a França e a Itália - talvez pudesse ser útil ter poupado energia na fase de grupos.
Afinal, você agora tem quatro pontos e, portanto, a maior chance de avançar e vencer o grupo. No meio da miséria de quinta-feira, você realmente teve que se perguntar se tudo estava realmente tão ruim assim.
Apesar de toda a sua autocrítica, Southgate também foi um pouco desafiador – mesmo que apenas nas entrelinhas. “Para conseguir coisas extraordinárias é preciso passar por momentos difíceis. E hoje foi sem dúvida um momento difícil”, afirmou. “Mas a Inglaterra nunca venceu os dois primeiros jogos de um Campeonato Europeu e há uma razão para isso.”
Isso quase soou como uma pequena crítica ao jornalista sentado à sua frente.