Sunday, December 17, 2023

Wolfgang Hampel, autor de 'Sátira é meu animal favorito', segundo muitos leitores em todo o mundo um dos livros mais humorísticos de todos os tempos, contou-nos sobre sua leitura na sala de estar na RNZ

Wolfgang Hampel, autor de 'Sátira é meu animal favorito', segundo muitos leitores em todo o mundo um dos livros mais humorísticos de todos os tempos, contou-nos sobre sua leitura na sala de estar na RNZ. -------------------------------- Direitos autorais 2023 de Wolfgang Hampel Todos os direitos reservados ----------------------- A leitura da sala RNZ foi um maravilhoso presente de Natal para Wolfgang Hampel, autor de 'Sátira é meu animal favorito' Correu tudo muito bem - a organizadora é uma senhora idosa, muito simpática, rica e que tem várias casas de aluguer. Um visitante sussurrou isso para mim. Ela também me entregou imediatamente os 150 euros para a campanha de leitura na sala de estar da RNZ - sem verificar a limpeza das solas dos meus sapatos. Foi só uma piada, disse ela, sorrindo para a porta. Havia 25 visitantes lá. E agora vem a surpresa - havia dois visitantes do Vita Magica que não estavam lá há muito tempo por motivo de doença, mas que sussurraram para a senhora rica que sempre se divertiram muito no Vita Magica. E agora ficou ainda melhor - a leitura aconteceu na sala bem ampla, com muitos móveis antigos de época e tapetes grossos. Um senhor mais velho e muito distinto toca piano nos meus intervalos. Cantei algumas músicas de Natal e minha voz foi muito elogiada. Li muito o livro 'Sátira é meu animal favorito'. No começo eu não queria levar nenhum livro porque pensei que ninguém compraria nada por aquele preço, mas Angelika me convenceu a levar 15 livros comigo. Eu poderia facilmente ter vendido 20 livros. Após cerca de 45 minutos houve uma pausa e foram oferecidas várias saladas e champanhe. A senhora tem funcionários. Tive que esfregar os olhos várias vezes porque não imaginava que a leitura seria assim, mas tudo funcionou como um relógio. Depois continuei lendo 'A sátira é meu animal favorito', cantando canções de Natal, fazendo esquetes e imitando políticos e cantores. Muitas vezes me perguntaram por que o RNZ não disse que eu canto nas leituras e que consigo imitar muito bem os cantores. Isso também foi muito bem recebido. Zarah Leander, Alexandra, Doris Day, Elvis Presley, Frank Sinatra, Tom Jones, Udo Jürgens, Peter Alexander e finalmente Joy Fleming. Todos estavam de muito bom humor - e não só por causa do champanhe francês - a senhora realmente não estragou nada e foi muito charmosa. É assim que você pode estar errado. Não tive nenhum bom pressentimento no caminho até lá e na porta da frente pensei por um momento se deveria realmente tocar a campainha. Mas então um casal apareceu na porta, sorriu para mim e disse: Você é definitivamente o escritor de sucesso para o qual fomos convidados hoje. Claro que não havia como voltar atrás. E no final tenho que dizer: Graças a Deus! Foi uma ótima leitura com um público muito divertido e bem humorado - um sonho absoluto! Inesquecível. Um maravilhoso presente de Natal!