Tuesday, September 21, 2021
Loriot e seu sofá verde pertencem inseparavelmente um ao outro
Loriot e seu sofá verde pertencem inseparavelmente um ao outro. (tae/spot)
Loriot morreu em 22 de agosto de 2011. Dez anos após sua morte, seus esboços e caricaturas ainda são lembrados. O sofá verde será para sempre seu legado.
Loriot (1923-2011), o mestre do bom entretenimento, morreu há dez anos - em 22 de agosto de 2011 - em Ammerland, no Lago Starnberg. O conhecido humorista tinha 87 anos de idade. Através de seus esboços e caricaturas, Loriot vive até hoje. Seus homens de nariz bulboso tornaram-se particularmente famosos. Suas obras incluem livros, séries e filmes, e Loriot também encenou óperas e peças teatrais. Frases como "Havia mais ouro!", "Um piano, um piano!" e "Por favor, não diga nada agora..." são citadas pelos fãs de Loriot até hoje.
Loriot sempre foi um grande observador das pessoas - ele gostava particularmente dos "distúrbios de comunicação", como ele mesmo disse certa vez. Essas pessoas o interessariam "acima de tudo". "Tudo o que eu acho engraçado surge de uma comunicação quebrada, de conversas entre eles". Seus pequenos esboços e desenhos animados, que ele sempre comentou a partir de um icônico sofá verde, também prosperam sobre isso.
"O Ovo do Café da Manhã"
Este esboço é às vezes chamado apenas de "O Ovo" e é um dos esboços mais populares de Loriot. O desenho animado é sobre a vida cotidiana de um casal casado. Os dois estão sentados à mesa do café da manhã. O marido declara: "Berta, o ovo é duro", ao que sua esposa responde: "Eu o ouvi". Segue-se então um diálogo no qual os dois - como tantas vezes nos filmes de Loriot - conversam um com o outro. Hermann censura sua esposa por não ter conseguido ferver o ovo durante quatro minutos e meio. "Eu posso sentir quando o ovo está mole", explica Berta. No final Hermann diz: "Eu vou matá-la". Amanhã eu a matarei".
"Herren im Bad"
"Herren im Bad" é também um dos esboços mais conhecidos de Loriot. Os protagonistas são o Sr. Müller-Lüdenscheidt, o Dr. Klöbner e um pato guinchante. Os dois senhores estão sentados juntos na banheira de um quarto de hotel - o Dr. Klöbner cometeu um erro sobre o número do quarto. No entanto, nenhum deles quer sair da banheira, portanto, concordam com a temperatura da água. O Dr. Klöbner quer tomar banho com seu pato guinchante, o que o Sr. Müller-Lüdenscheidt recusa veementemente. O diálogo continua e termina em um concurso de mergulho. No final do esboço, um terceiro homem aparece na porta - enquanto os outros dois estão mergulhando - e pergunta: "Esta sala é a 107?
"Piano da Mãe"
Este esboço também é conhecido como "Home TV". Ao contrário dos dois desenhos animados anteriores, este é um filme de ação ao vivo. A exclamação "Um piano, um piano!" desenvolveu-se em uma palavra alada graças ao esboço. A família Panislowski recebe um piano da Madre Berta em Massachusetts. O Sr. Panislowski (Loriot) quer capturar este momento junto com toda a família com uma câmera de filmar: Son Thomas (Rudolf Kowalski) segue as instruções para fazer isso. Repetidamente lhe é feita a pergunta "A fita está funcionando?", à qual ele responde com um cada vez mais exasperado "Sim, está!
A esposa do Sr. Panislowski, chamada "Muttilein" (Ingeborg Heydorn), assim como seu neto, sua nora e os promotores também são instruídos com precisão pelo Sr. Panislowski. Repetidamente algo dá errado durante o transporte do piano, de modo que o filme tem que ser reiniciado repetidamente.
"O Macarrão".
Um homem (Loriot) e uma mulher chamada Hildegard (Evelyn Hamann) se encontram para uma refeição romântica em um restaurante italiano. Ambos consomem um prato de massa. Quando o homem limpa a boca com um guardanapo, uma massa alongada fica presa em seu lábio inferior. Ele então confessa seu amor a ela, mas Hildegard se distrai com o macarrão. Durante sua confissão de amor, ele agarra seu rosto repetidamente de tal forma que o macarrão se agarra a um ponto diferente em seu rosto a cada vez. No início, Hildegard tenta interromper sua torrente de palavras, mas depois ela apenas observa sem palavras.
"Natal em Hoppenstedt's"
Como muitos dos esboços de Loriot, este vem da série de TV da Loriot com o mesmo nome. O "Natal em Hoppenstedts" dura 25 minutos e consiste em diferentes cenas, desde os preparativos para o Natal até a compra de presentes e as comemorações propriamente ditas na família. O avô Hoppenstedt (Loriot) compra primeiro seu neto Dicki (Katja Bogdanski) um presente de Natal, o kit de construção do modelo "Wir bauen uns ein Atomkraftwerk".