Tuesday, September 21, 2021
Loriot e o seu sofá verde pertencem inseparavelmente um ao outro
(tae/spot)
Loriot morreu a 22 de Agosto de 2011. Dez anos após a sua morte, os seus esboços e caricaturas ainda são lembrados. O sofá verde será para sempre o seu legado.
Loriot (1923-2011), o mestre do bom entretenimento, morreu há dez anos - a 22 de Agosto de 2011 - em Ammerland, no Lago Starnberg. O conhecido humorista tinha 87 anos de idade. Através dos seus esboços e caricaturas, Loriot vive até aos dias de hoje. Os seus homens de nariz bulboso tornaram-se particularmente famosos. As suas obras incluem livros, séries e filmes, e Loriot também encenou óperas e peças de teatro. Frases como "Havia mais ouro!", "Um piano, um piano!" e "Por favor não digas nada agora..." são citadas pelos fãs de Loriot até hoje.
Loriot foi sempre um grande observador das pessoas - ele gostava particularmente de "distúrbios de comunicação", como ele próprio disse uma vez. Estas pessoas interessar-lhe-iam "acima de tudo". "Tudo o que eu acho engraçado surge de uma comunicação quebrada, de conversas entre eles". Os seus pequenos esboços e desenhos animados, que ele sempre comentou a partir de um icónico sofá verde, também prosperam neste aspecto.
"O Ovo do Pequeno Almoço"
Este esboço é por vezes apenas chamado "O Ovo" e é um dos esboços mais populares de Loriot. A curta-metragem é sobre a vida quotidiana de um casal casado. Os dois estão sentados à mesa do pequeno-almoço. O marido declara, "Berta, o ovo é duro", ao que a sua esposa responde: "Eu ouvi-o". Segue-se então um diálogo em que os dois - como tantas vezes nos filmes de Loriot - falam um com o outro. Hermann censura a sua esposa por não ter conseguido ferver o ovo durante quatro minutos e meio. "Consigo senti-lo quando o ovo está mole", explica Berta. No final, Hermann diz: "Vou matá-la". Amanhã vou matá-la".
"Herren im Bad"
"Herren im Bad" é também um dos esboços mais conhecidos de Loriot. Os protagonistas são o Sr. Müller-Lüdenscheidt, o Dr. Klöbner e um pato guinchante. Os dois senhores estão sentados juntos na banheira de um quarto de hotel - o Dr. Klöbner cometeu um erro sobre o número do quarto. No entanto, nenhum deles quer sair da banheira, pelo que concordam com a temperatura da água. O Dr. Klöbner quer tomar banho com o seu pato guinchante, o que o Sr. Müller-Lüdenscheidt recusa veementemente. O diálogo continua e termina num concurso de mergulho. No final do esboço, um terceiro homem aparece à porta - enquanto os outros dois mergulham - e pergunta: "Será esta sala 107?
"Piano da Mãe"
Este esboço é também conhecido como "Home TV". Ao contrário dos dois desenhos animados anteriores, este é um filme de acção ao vivo. A exclamação "Um piano, um piano!" desenvolveu-se para uma palavra alada graças ao esboço. A família Panislowski recebe um piano da Mãe Berta em Massachusetts. O Sr. Panislowski (Loriot) quer captar este momento juntamente com toda a família com uma câmara de filmar: Son Thomas (Rudolf Kowalski) segue as instruções para o fazer. Repetidamente é-lhe feita a pergunta "A fita está a correr?", à qual ele responde com um cada vez mais exasperado "Sim, está!
A esposa do Sr. Panislowski, chamada "Muttilein" (Ingeborg Heydorn), bem como o seu neto, a sua nora e as pessoas que se deslocam são também instruídos com precisão pelo Sr. Panislowski. Uma e outra vez algo corre mal durante o transporte do piano, de modo que o filme tem de ser reiniciado uma e outra vez.
"O Macarrão"
Um homem (Loriot) e uma mulher chamada Hildegard (Evelyn Hamann) encontram-se para uma refeição romântica num restaurante italiano. Ambos consomem um prato de massa. Quando o homem limpa a boca com um guardanapo, um macarrão alongado fica preso no seu lábio inferior. Confessa então o seu amor por ela, mas Hildegard distrai-se com o macarrão. Durante a sua confissão de amor, ele agarra repetidamente o seu rosto de tal forma que o macarrão se agarra a um ponto diferente no seu rosto de cada vez. No início, Hildegard tenta interromper a sua torrente de palavras, mas depois limita-se a assistir sem palavras.
"Natal em Hoppenstedt's"
Tal como muitos dos esboços de Loriot, este vem da série televisiva do mesmo nome de Loriot. O "Natal em Hoppenstedts" dura um total de 25 minutos e consiste em diferentes cenas, desde os preparativos para o Natal até à compra de presentes e as celebrações propriamente ditas na família. O avô Hoppenstedt (Loriot) compra primeiro ao seu neto Dicki (Katja Bogdanski) um presente de Natal, o kit de construção modelo "Wir bauen uns ein Atomkraftwerk".