Saturday, January 18, 2025
Luana Silva faz história e conquista o 10º título do Brasil no Mundial de Surf Júnior
Esporte
Luana Silva faz história e conquista o 10º título do Brasil no Mundial de Surf Júnior
São João
18/01/2025 10:25
A brasileira Luana Silva fez história este sábado ao vencer o Mundial de Surf Júnior, que reúne competidores até aos 20 anos. Conquistou o título ao vencer a etapa de San Juan, nas Filipinas, superando a japonesa Kana Nakashio na decisão.
Este é o décimo título conquistado pelo Brasil no torneio, sendo que Luana Silva é a primeira mulher a alcançá-lo. Os outros campeões brasileiros foram: Pedro Henrique (2000), Adriano de Souza (2003), Pablo Paulino (2004 e 2007), Caio Ibelli (2011), Gabriel Medina (2013), Lucas Silvestre (2015), Mateus Herdy (2018) e Lucas Vicente (2019).
"Muito feliz por ser a primeira brasileira campeã. É surreal. Agradeço a todos que assistiram. Eu senti toda essa energia boa. Essa conquista é para o Brasil", afirmou a surfista, com os olhos lacrimejados e claramente emocionada com a vitória.
Nascida no Havai, filha de brasileiros, Luana Silva tem apenas 20 anos e tornou-se também a primeira sul-americana a vencer o Mundial de Juniores desde 2005. Com o título, posiciona-se como um dos grandes nomes femininos do Brasil no surf, seguindo os passos de Tatiana Weston-Webb.
A vitória deste sábado foi dramática. Luana entrou na onda no estouro do cronómetro e somou uma pontuação de 6,53, que lhe garantiu um total de 12,23 pontos, superando a japonesa, que terminou com 11,67. Ao longo do torneio, superou ainda a norte-americana Reid Van Wagoner e a basca Annette Gonzalez Etxabarri.
VITÓRIA DE BRONSON MEYDI NO MASCULINO
Entre os homens, Bronson Meydi fez história pela Indonésia ao tornar-se o primeiro atleta do país a conquistar um campeonato na WSL. Ergueu a taça depois de superar o australiano Winter Vicent, com uma "onda perfeita" que lhe garantiu um 10.
"Este momento é incrível, e ainda estou em choque. Fazê-lo pela Indonésia é muito especial, e levar este troféu para casa é um orgulho imenso", desabafou Meydi.