Thursday, July 28, 2022
O relaxamento das sanções contra a Rússia já está em andamento
O relaxamento das sanções contra a Rússia já está em andamento
Christoph Kapalschinski - Ontem às 16h20
|
Falta algo nos caixas dos supermercados russos: a goma de mascar Orbit, a marca mais vendida até hoje, está se tornando escassa. A fabricante, o grupo norte-americano Mars, não se retirou do mercado. Em vez disso, de acordo com o jornal de negócios russo Kommersant, a causa é que as sanções ocidentais também afetam a massa de goma. É a base do produto que a Mars produz em São Petersburgo.
"É tecnicamente possível trazer reatores antigos de volta online, mas não será politicamente possível", diz Nikolaus Doll, da equipe editorial política do WELT. Ele explica por que a Rússia é "bem merecida" e quão realista é estender a vida útil das usinas nucleares.
A matéria-prima feita a partir de polímeros sintéticos, que também é oferecida por fabricantes alemães como a Wacker Chemie, é fornecida sob um código aduaneiro dentro do grupo "Produtos químicos (...) incluindo os compostos por misturas de produtos naturais". Segundo a reportagem, esse item está na lista de sanções.
E aparentemente esse não é o único produto químico que falta nas marcas ocidentais em suas fábricas russas. As paradas de entrega de certos corantes e emulsificantes também estão causando problemas para os fabricantes globais de alimentos, que produzem principalmente localmente.
É por isso que eles agora querem abordar seu grupo de lobby de Bruxelas, Food Drink Europe, para que ele possa argumentar com a UE por isenções das sanções, relata o jornal de Moscou, citando uma carta interna da associação industrial russa Askond. Uma porta-voz da Mars Russia disse que a empresa não comentaria. A Food Drink Europe disse que não recebeu um pedido ou tomou nenhuma medida para fazê-lo.
Uma coisa é clara: a pressão sobre a UE e seus aliados na América do Norte para adaptar as sanções introduzidas às pressas à realidade cotidiana está crescendo. Afinal, não há sinais de que a Rússia esteja cedendo - e, portanto, a economia provavelmente terá que conviver com as condições nos próximos anos. Ao mesmo tempo, o Kremlin também está usando argumentos técnicos para usar suas exportações difíceis de dispensar de gás, petróleo e grãos para criar um clima para aliviar as sanções.
A Rússia pelo menos alcança sucessos de propaganda. Afinal, o presidente Vladimir Putin sempre enfatiza – por exemplo, em seu discurso amplamente aclamado no Fórum Econômico de Petersburgo em junho – que as sanções pesam mais sobre a Europa e seus aliados do que sobre a economia da Rússia.
Manipulação criativa do Nord Stream 1
O exemplo mais proeminente de manipulação criativa de sanções é a turbina Siemens para o gasoduto Nord Stream 1, que ficou preso no Canadá após trabalhos de manutenção. Como não foi permitido que fosse entregue à Rússia sob os regulamentos de sanções canadenses, foi formalmente enviado primeiro para a Alemanha.
Aqui não está sujeito a sanções e, portanto, pode ser realizado. O ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes) argumenta que a Rússia não deve ter uma desculpa para reduzir a quantidade de gás.
Isso também mostra como a discussão virou. Imediatamente após o início da guerra, o chefe da BASF, Martin Brudermüller, resistiu às demandas populares de que a Alemanha encerrasse os contratos de fornecimento com a Rússia.
Em outras áreas, também, a realidade torna as melhorias necessárias. Na semana passada, a UE não apenas reforçou as sanções ao comércio de ouro e joias, mas também enfraqueceu os detalhes dos pacotes de sanções anteriores. No entanto, houve uma gafe comunicativa: o comunicado de imprensa original do Conselho Europeu afirmava que a UE estava facilitando a manutenção de aeronaves.
A mídia russa então aplaudiu as supostas concessões significativas feitas pela UE, e as ações da companhia aérea Aeroflot subiram acentuadamente. Afinal, a aviação russa está ameaçada de paralisação se as peças de reposição não estiverem mais disponíveis.
Entretanto, os comunicadores de Bruxelas eliminaram a frase sobre a aviação na versão online da sua comunicação. A razão dada por aqueles próximos à Comissão da UE foi que as resoluções da UE não eram sobre concessões à Rússia.
Em vez disso, o pacote original de sanções proibia fabricantes europeus de aeronaves, como a Airbus, de transmitir dados relacionados à segurança para a organização de segurança da aviação da ONU ICAO - pelo motivo formal de que a Rússia é membro do comitê. Essa construção defeituosa no pacote de sanções por si só foi eliminada com o acréscimo das regras. No entanto, a história sobre a UE branda já havia chegado ao público russo.