Sunday, July 3, 2022
Mortes em tiroteio em shopping de Copenhague
Mortes em tiroteio em shopping de Copenhague
Hoje às 19h22
Atualizado às 22h55
Segundo a polícia, várias pessoas foram mortas e feridas por tiros em um shopping center em Copenhague.
A polícia está em ação com um grande contingente, anunciaram na capital dinamarquesa.
Um suspeito foi preso.
Este é um dinamarquês de 22 anos, disse o inspetor-chefe Søren Thomassen em uma entrevista coletiva na capital dinamarquesa na noite de domingo. Dadas as circunstâncias, a prisão foi "relativamente pouco dramática", disse Thomassen. É muito cedo para dizer qualquer coisa sobre o motivo. Thomassen inicialmente não podia descartar um ato terrorista. A informação anterior está associada à incerteza, é uma espécie de fase de caos.
Prefeita Sophie H. Andersen: situação "muito grave"
Até agora não há evidências de outros autores, de acordo com o inspetor-chefe. No entanto, a autoridade ainda está investigando nesse sentido e está trabalhando intensamente para proteger o local. O atirador usava roupas escuras e não estava mascarado, disse a testemunha ocular Rikke Levandovski à TV2. Outra testemunha ocular, Mahdi Al-Wazni, disse que o homem disparou uma arma longa. Logo após o crime, vídeos mostrando o atirador circularam nas redes sociais.
As pessoas fugiram em pânico
A polícia foi alertada por volta das 17h30 e ainda está no local com forças fortes. "Várias pessoas foram atingidas", informou a polícia anteriormente. Um grande número de policiais está posicionado nas proximidades do shopping.
Homens armados em frente ao prédio.
A polícia protege a área no centro comercial do Campo.
Fotos e vídeos amadores mostraram pessoas fugindo do prédio em pânico. Uma testemunha ocular disse à emissora DR que ouviu três ou quatro estrondos muito altos enquanto estava em uma loja com sua família. Em seguida, outras pessoas correram para a loja e relataram disparos, após os quais ele e sua família fugiram por uma saída de emergência, disse o homem.
As pessoas saem do shopping.
Quando os primeiros tiros foram ouvidos, mais de uma centena de pessoas saíram da galeria comercial, relataram testemunhas oculares na mídia dinamarquesa. A polícia está pedindo aos que estão dentro do prédio que esperem a chegada e todos os outros que fiquem longe da área.
Testemunhas disseram ao jornal Jyllands-Posten que ouviram tiros. "Você não sabia o que aconteceu. De repente, o caos estourou em todos os lugares”, disse Emilie Jeppesen, de 20 anos, ao jornal. Sua amiga Astrid Kofoed Jørgensen disse: "Todos no restaurante foram mandados para a cozinha, então sentamos lá e ouvimos três ou quatro tiros".
Concerto próximo cancelado
Field's é um grande centro comercial no bairro relativamente novo de Ørestad, no sul de Copenhaga. O grande salão multifuncional Royal Arena também está próximo.
Um show com ingressos esgotados do cantor britânico Harry Styles foi planejado no domingo. Nas redes sociais, os usuários exigiram que o show não acontecesse diante do incidente no shopping. Na verdade, de acordo com a mídia, foi cancelado à noite.
Os frequentadores do concerto já estavam lá
Vários milhares de fãs de Harry Styles foram inicialmente autorizados a entrar no salão e esperaram lá. A emissora de televisão TV2 informou que os fãs no salão foram informados de que o show não aconteceria por motivos de segurança. Os fãs foram convidados a deixar o salão com calma.
Depois que os tiros se tornaram conhecidos, o organizador anunciou inicialmente no Facebook que o show ainda aconteceria. No entanto, isso foi antes de as mortes serem relatadas. Centenas de usuários criticaram a primeira decisão do organizador nas redes sociais.
É a segunda vez em um curto período de tempo que há um ataque em uma capital escandinava. Há pouco mais de uma semana, duas pessoas foram mortas e outras 21 ficaram feridas em um bar gay em Oslo. O serviço secreto norueguês PST classifica o ataque como um ataque terrorista islâmico.