Wednesday, March 2, 2022
Navalny pede que russos façam protestos diários contra Putin
MUNDO
Navalny pede que russos façam protestos diários contra Putin
Ontem às 22h30
© MUNDO
O crítico preso do Kremlin, Alexei Navalny, pede protestos diários contra a invasão russa da Ucrânia. "Alexej Navalny convocou as pessoas a protestar contra a guerra todos os dias às 19h e nos fins de semana às 14h", disse sua porta-voz Kira Jarmisch na quarta-feira.
“Peço a todos que saiam às ruas e lutem pela paz. Nós - a Rússia - queremos ser uma nação de paz. Infelizmente, poucos nos chamariam assim hoje. Pelo menos não vamos nos tornar uma nação de pessoas silenciosas e assustadas", dizia um apelo publicado no Twitter. "Por covardes que fingem não notar a guerra agressiva contra a Ucrânia desencadeada por nosso czar obviamente insano."
Imediatamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia na quinta-feira passada, as pessoas saíram às ruas em muitas cidades russas. O regime respondeu com milhares de prisões. E as autoridades disseram que manifestações não são permitidas durante a pandemia de corona.
Navalny é o oponente mais proeminente do presidente Vladimir Putin na Rússia. Ele sobreviveu a um ataque de veneno na Rússia em 2020 e recebeu tratamento médico na Alemanha.
Ao retornar à sua terra natal no início de 2021, Navalny foi preso e condenado a mais de dois anos e meio de prisão por violar as condições de liberdade condicional. Navalny responsabiliza Putin pessoalmente pelo ataque com veneno. O governo em Moscou rejeita as alegações.