Monday, March 14, 2022
Corajoso oponente de guerra sabota transmissão de notícias russas
Corajoso oponente de guerra sabota transmissão de notícias russas
RP ONLINE - Ontem às 22:50
Moscou. Um oponente da guerra fez com que o principal noticiário noturno fosse interrompido com um cartaz de protesto e gritos altos na televisão estatal russa.
Durante a transmissão ao vivo na segunda-feira às 21h, horário de Moscou (19h CET), a mulher de repente pulou para a foto atrás da âncora Ekaterina Andreyeva e segurava uma placa que dizia: "Pare a guerra. Não acredite na propaganda. Aqui você será enganado". Ela gritou em voz alta várias vezes: "Não à guerra, não à guerra, não à guerra!" Então a transmissão parou e as fotos de um hospital foram mostradas.
O trecho do vídeo se espalhou imediatamente nas redes sociais. Acima de tudo, os oposicionistas russos elogiaram a mulher por sua coragem. "O que coragem realmente significa", escreveu o pianista Igor Levit no Twitter. Na Rússia, a mídia está proibida de chamar a invasão russa da Ucrânia de “guerra” ou “invasão”. Em vez disso, fala-se oficialmente de uma "operação especial militar".
Segundo relatos da mídia, a mulher é funcionária da televisão estatal que teria anunciado anteriormente sua ação de protesto nas redes sociais. Ela teria dado como razão que seu pai era ucraniano e que a guerra contra o país vizinho foi um "crime" pelo qual o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, foi responsável. Diz-se que ela foi presa. Em comunicado, o primeiro canal de televisão russo só falou de um "incidente" durante o programa "Vremya" e anunciou uma revisão interna.