Friday, September 3, 2021
Desastre de inundação no vale do Ahr: Malu Dreyer vê a visita de Angela Merkel como um sinal para a população
DER SPIEGEL
Desastre de inundação no vale do Ahr: Malu Dreyer vê a visita de Angela Merkel como um sinal para a população
Milena Hassenkamp 1 hr atrás.
|
Pela segunda vez, a chanceler Merkel visitou o devastado Vale Ahr. Ela garantiu: A catástrofe das enchentes não será esquecida em Berlim - mesmo que já tenham passado alguns dias.
A chanceler Angela Merkel (CDU) garantiu solidariedade aos atingidos pelo desastre das enchentes em Rhineland-Palatinate. "A mensagem que gostaria de dizer primeiro é que não vamos esquecer esta enchente - mesmo que alguns dias já tenham passado", disse Merkel em uma entrevista coletiva na sexta-feira, durante sua segunda visita ao vale do Ahr.
Serão necessários muitos mais meses e anos para reparar os danos. Ao mesmo tempo, disse ela, muito havia sido alcançado nas últimas sete semanas. "Esta visita é, naturalmente, também um sinal da vontade firme de que nós, no Governo Federal, queremos trabalhar em conjunto com os estados afetados da Renânia-Palatinado e Renânia do Norte-Vestfália e fazer o que pudermos", disse Merkel.
Anteriormente, Merkel e Malu Dreyer (SPD), primeiro-ministro da Renânia-Palatinado, haviam feito um tour pelo distrito de Altenahr, em Altenburg, para obter uma foto da situação atual. Eles foram acompanhados pelo Ministro do Interior da Renânia-Palatinado Roger Lewentz (SPD), pela Ministra da Proteção Climática Anne Spiegel (Verdes) e pela Ministra da Economia Daniela Schmitt (FDP). "Para mim, o que vimos ali foi muito impressionante", disse Merkel. A destruição extensiva das casas deixou claro o quão poderosa a Ahr tinha sido.
De acordo com o Primeiro Ministro Malu Dreyer (SPD) da Renânia-Palatinado, a visita à área de desastre significa "conforto e incentivo" para as pessoas de lá. O passeio na sexta-feira é um sinal de que as pessoas não são esquecidas.
Apesar de toda a destruição, foram feitos progressos impressionantes na limpeza da área, disse Dreyer. Ela anunciou outra "conferência futura" para este mês, que se concentrará nos detalhes da reconstrução.
Merkel e Dreyer já haviam estado juntos no vale do Ahr em 18 de julho, poucos dias após o desastre. Chuvas extremas haviam provocado inundações devastadoras nos rios da Renânia do Norte-Vestefália e Renânia-Palatinado. Muitas comunidades, especialmente no Vale do Ahr, foram devastadas. No total, cerca de 180 pessoas morreram.