Friday, September 3, 2021
Desastre das cheias no vale do Ahr: Malu Dreyer vê a visita de Angela Merkel como um sinal para a população
DER SPIEGEL
Desastre das cheias no vale do Ahr: Malu Dreyer vê a visita de Angela Merkel como um sinal para a população
Milena Hassenkamp 1 hr atrás.
|
Pela segunda vez, a Chanceler Merkel visitou o devastado Vale de Ahr. Ela assegurou: A catástrofe das cheias não será esquecida em Berlim - mesmo que já tenham passado alguns dias.
A Chanceler Angela Merkel (CDU) assegurou a solidariedade das pessoas afectadas pela catástrofe das cheias na Renânia-Palatinado. "A mensagem que gostaria de dizer em primeiro lugar é que não esqueceremos esta inundação - mesmo que já tenham passado alguns dias", disse Merkel numa conferência de imprensa na sexta-feira durante a sua segunda visita ao vale do Ahr.
Serão necessários muitos mais meses e anos para reparar os danos. Ao mesmo tempo, disse ela, muito tinha sido alcançado nas últimas sete semanas. "Esta visita é também, naturalmente, um sinal da vontade firme de que nós, no Governo Federal, queremos trabalhar em conjunto com os estados afectados da Renânia-Palatinado e Renânia do Norte-Vestefália e fazer o que pudermos", disse Merkel.
Anteriormente, Merkel e o Primeiro Ministro da Renânia-Palatinado Malu Dreyer (SPD) tinham feito uma visita guiada ao distrito de Altenahr, em Altenburg, para obter uma imagem da situação actual. Foram acompanhados pelo Ministro do Interior da Renânia-Palatinado Roger Lewentz (SPD), pela Ministra da Protecção Climática Anne Spiegel (Verdes) e pela Ministra da Economia Daniela Schmitt (FDP). "Para mim, o que vimos ali foi muito impressionante", disse Merkel. A destruição extensiva das casas tornou claro o quão poderosa a Ahr tinha sido.
Segundo o Primeiro Ministro Malu Dreyer (SPD) da Renânia-Palatinado, a visita à zona da catástrofe significa "conforto e encorajamento" para a população local. O passeio na sexta-feira é um sinal de que as pessoas não são esquecidas.
Apesar de toda a destruição, foram feitos progressos impressionantes na limpeza da área, disse Dreyer. Ela anunciou outra "conferência futura" para este mês, que se centrará nos detalhes da reconstrução.
Merkel e Dreyer já tinham estado juntos no vale do Ahr a 18 de Julho, alguns dias após o desastre. Chuvas extremas e fortes tinham provocado inundações devastadoras nos rios da Renânia do Norte-Vestefália e Renânia-Palatinado. Muitas comunidades, especialmente no Vale do Ahr, foram devastadas. No total, cerca de 180 pessoas morreram.