Sunday, February 27, 2022
Reunião do clima da ONU em Paris: diplomata russo teria se desculpado pela guerra na Ucrânia
espelho diário
Reunião do clima da ONU em Paris: diplomata russo teria se desculpado pela guerra na Ucrânia
3 horas atrás
Não há justificativa para o ataque à Ucrânia, disse Oleg Anisimov. Ele é o chefe da delegação russa na reunião climática da ONU.
O chefe da delegação russa em uma reunião climática da ONU em Paris teria se desculpado pelo grande ataque da Rússia à Ucrânia.
Após uma declaração apaixonada de seu colega ucraniano sobre a situação em seu país, Oleg Anisimov declarou surpreendentemente que queria "pedir desculpas em nome de todos os russos pela incapacidade de evitar esse conflito", informaram três fontes após a reunião final dos 195 membros estados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no domingo a agência de notícias AFP.
"Aqueles que vêem o que está acontecendo não podem encontrar nenhuma justificativa para este ataque à Ucrânia", as três fontes citaram a tradução em inglês do discurso de Anisimov. Assim, ele também expressou sua "enorme admiração" pela delegação ucraniana.
O chefe da delegação russa havia falado em russo na conferência online dos países do IPCC e a AFP não teve acesso à sua contribuição original. Questionado pela AFP, Anisimov deixou claro que suas palavras não devem ser entendidas como uma "declaração oficial da delegação russa". Em vez disso, eles "expressam minha opinião e atitude pessoal".
Delegados e observadores ficaram claramente impressionados com a contribuição de Anisimov, conforme relatado por meia dúzia de testemunhas. "Ele sabe que está assumindo um risco pessoal, foi uma mensagem muito sincera", disse um participante à AFP.
Os 195 estados membros do IPCC passaram duas semanas resumindo a segunda parte do relatório do IPCC, que trata das graves consequências das mudanças climáticas para os seres humanos e a natureza. O relatório de quase 4.000 páginas deve ser publicado na segunda-feira. (AFP)