Wednesday, April 2, 2025
EUA nervosos: Putin irrita Trump na guerra da Ucrânia – especialista vê mandato claro para a Europa
Frankfurter Rundschau
EUA nervosos: Putin irrita Trump na guerra da Ucrânia – especialista vê mandato claro para a Europa
Florian Naumann • 4 horas • 2 minutos de leitura
“Nova Era”
Paz na guerra da Ucrânia em 24 horas? Donald Trump parece estar falhando em mais do que apenas isso. O especialista Ulf Steindl tira uma conclusão clara.
Se Donald Trump estava falando sério, já ficou claro há muito tempo: o presidente dos EUA falhou. Trump queria acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas. Enquanto isso, seu próprio governo parece até considerar um cessar-fogo como um primeiro passo provisório – após semanas de consultas – cada vez mais improvável. Recentemente, Trump também discursou alto pela primeira vez sobre seu suposto amigo Vladimir Putin: ele estava "chateado", declarou Trump.
Nem um cessar-fogo nem um acordo de paz na guerra de agressão da Rússia são previsíveis, disseram agora "altos funcionários do governo dos EUA" à Reuters. Os negociadores dos EUA estão particularmente frustrados com a Rússia; Putin está resistindo ativamente aos esforços de paz dos EUA. No entanto, o especialista em defesa Ulf Steindl não espera surpresas, como disse ao Frankfurter Rundschau quando questionado. Ele atribui uma tarefa clara à Europa.
Especialista não vê Trump mudando de rumo em relação à Rússia – Europa deve “se afirmar”
Apesar dos acontecimentos atuais, nada de novo pode ser esperado de Trump, explicou Steindl: "O caminho em Washington continua sendo chegar a um entendimento com a Rússia e focar na China." Portanto, a missão para a Europa permanece inalterada, diz o pesquisador do Instituto Austríaco de Política Europeia e de Segurança. Steindl mencionou três pontos concretos.
É importante “expandir conjuntamente as nossas próprias capacidades militares, para garantir espaço de manobra para a Ucrânia através de um maior apoio” – e “para nos afirmarmos nesta nova era geopolítica”, disse o especialista. Já existe um roteiro para isso com a estratégia de defesa europeia “EDIS” e o plano “ReArm Europe”. Agora isso deve ser implementado de forma consistente.
Europa entre Trump e Putin: plano da UE está pronto – EUA colocam um quebra-cabeça na guerra da Ucrânia
“EDIS” significa “Estratégia Industrial de Defesa Europeia”. O plano, apresentado na primavera de 2024, estabelece objetivos e medidas para a indústria de defesa da UE, como maior cooperação na compra de equipamentos de defesa. “ReArm Europe” é mais recente – Ursula von der Leyen apresentou o artigo no início de março. Isto é principalmente sobre dinheiro. Com novas regras de dívida, empréstimos e flexibilidade no uso de fundos da UE, 800 bilhões de euros poderiam ser liberados para defesa, explicou o presidente da Comissão.
Enquanto isso, o curso de Trump ainda deixa perguntas sem resposta. Mais recentemente, o presidente dos EUA ameaçou a Rússia com tarifas na disputa sobre um cessar-fogo na Ucrânia – mas também na Europa, por diferentes razões. A Casa Branca também duvida que Putin se deixará forçar pela paz por meio de tarifas. É improvável que a Rússia fique impressionada com tais penalidades econômicas, disse uma autoridade do governo à Reuters. Mas a linha de retirada da Europa vai além de Trump. (fn com material da Reuters)