Thursday, August 15, 2024
Trump a enfrentar a derrota? Republicanos temem falência nas eleições norte-americanas
RUHR24
Trump a enfrentar a derrota? Republicanos temem falência nas eleições norte-americanas
Artigo de Raphael Schlitzer • 57 milhões • 2 minutos de leitura
As dúvidas sobre Donald Trump crescem no seio do seu partido. Vários colegas do partido criticam a sua atitude. E os principais doadores também estariam preocupados.
Dortmund/Washington – Desde que Kamala Harris entrou na corrida como candidata democrata, Trump parece estar a perder terreno. Em entrevista ao RUHR24, o especialista norte-americano Christian Lammert descreveu a campanha de Trump como “completamente instável”. Há inquietação nas fileiras dos republicanos – e medo da derrota de Donald Trump.
Trump a enfrentar a derrota? Republicanos temem falência nas eleições norte-americanas
As sondagens mostram que a liderança de Trump está a diminuir e Harris já está à frente em alguns estados decisivos importantes. Cada vez mais membros influentes do partido manifestam dúvidas sobre se Trump é o candidato certo para vencer as eleições em Novembro (Leia mais notícias sobre política em RUHR24).
A retórica agressiva de Trump e os ataques pessoais a Harris suscitaram particularmente críticas. O ex-presidente republicano da Câmara, Kevin McCarthy, advertiu numa entrevista à Fox News: “Parem de questionar o tamanho da vossa multidão e comecem a questionar a vossa posição”.
Eleições nos EUA: Republicanos sentem falta do espírito de otimismo de Donald Trump
De acordo com Spiegel, Peter Navarro, antigo conselheiro económico de Trump, também alertou num podcast: “Se Trump atacar Harris pessoalmente e não por causa das suas políticas, o seu apoio aumentará entre os eleitores indecisos, especialmente entre as mulheres. Isto é apenas um facto no momento.”
Além disso, o New York Times, citando conversas confidenciais com pessoas de dentro, relata um clima cada vez mais preocupado no círculo do ex-presidente: “As pessoas à volta de Trump veem um candidato nervoso”. Trump não espalha um clima positivo de otimismo, mas parece irritado e de mau humor.
O ex-presidente Trump quer ganhar as eleições nos EUA: os principais doadores têm dúvidas
De acordo com o New York Times, mesmo alguns dos principais doadores republicanos estão agora “mais do que preocupados” com a situação. Num jantar em Long Island, perguntaram a Trump sobre os seus planos de campanha – na esperança de uma estratégia mais disciplinada.
Trump mostrou, aparentemente, pouca disposição e deixou uma resposta curta: “Eu sou quem sou”. Numa entrevista a Elon Musk, Trump chocou as pessoas com uma declaração racista e manteve o seu rumo.
O entusiasmo dos apoiantes de Trump também parece estar a diminuir. De acordo com uma sondagem da Economist, menos nove por cento dos inquiridos do que na semana anterior disseram estar entusiasmados com as eleições.
O próximo desafio para Trump será a Convenção do Partido Democrata na próxima semana. Durante quatro dias, a atenção dos media estará inteiramente focada em Harris e nos Democratas.