Saturday, March 29, 2025
Dinamarca rebate críticas dos EUA: "Somos um forte aliado da OTAN"
Resumo diário
Dinamarca rebate críticas dos EUA: "Somos um forte aliado da OTAN"
Katarzyna Kalus • 12 horas •
2 minutos de leitura
De acordo com a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, foi injusto ao acusar o governo em Copenhague de não cumprir suas obrigações de defesa na Groenlândia. "Talvez os americanos devessem se olhar no espelho depois da queda do Muro de Berlim, já que estão mais focados na luta contra o terrorismo", acrescentou o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen.
"A Dinamarca é uma boa e forte aliada para todos os membros da OTAN. Por muitos anos, ficamos ombro a ombro com os americanos em situações muito difíceis. Portanto, o vice-presidente não deve falar sobre a Dinamarca de forma tão injusta", escreveu Frederiksen em uma declaração.
O primeiro-ministro dinamarquês concordou com Vance que a segurança do Ártico deve ser uma prioridade. Ela lembrou que seu governo começou a fortalecer a vigilância na Groenlândia investindo em novas embarcações, drones de longo alcance e sistemas de satélite.
A segurança no Ártico é uma preocupação da OTAN e de todos os aliados na região. Estamos prontos para trabalhar com os americanos dia e noite, ela enfatizou. Ela acrescentou que a cooperação deve ser realizada de acordo com "regras internacionais".
O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, no entanto, avaliou que as críticas de Vance eram inapropriadas. "Talvez os americanos devessem se olhar no espelho, já que estão mais focados em combater o terrorismo desde a queda do Muro de Berlim", enfatizou.
"A Dinamarca não deu à Groenlândia a prioridade adequada"
Os militares dinamarqueses participaram de missões internacionais no Afeganistão e no Iraque, onde apoiaram soldados americanos.
O vice-presidente dos EUA criticou o governo em Copenhague na sexta-feira, durante uma reunião com soldados americanos na base espacial de Pituffik, na Groenlândia.
Trump pede à Dinamarca que abra mão do controle da Groenlândia
A Dinamarca não deu a devida prioridade à Groenlândia e não fez um bom trabalho, explicou ele. Vance destacou o interesse da Rússia e da China na área como uma ameaça.