Saturday, April 5, 2025
Donald Trump: "Banho de sangue político" ameaça - Republicano descreve cenário de horror
Donald Trump: "Banho de sangue político" ameaça - Republicano descreve cenário de horror
bua/news.de/dpa • 15 horas • 3 minutos de leitura
O pacote tarifário de Donald Trump pode custar caro para os republicanos nas próximas eleições. O senador republicano Ted Cruz não é, na verdade, um dos críticos do presidente dos EUA. Mas agora ele está criticando as políticas de Trump e prevendo um "banho de sangue político".
Críticas à política tarifária de Donald Trump: senador republicano prevê “banho de sangue político”
Segundo Cruz, o pacote tarifário anunciado pode ter consequências sérias para os republicanos. "Se entrássemos em uma recessão — especialmente uma severa — então 2026 provavelmente seria um banho de sangue político", disse o senador do Texas em seu podcast "Verdict".
Em sua opinião, uma crise econômica ameaçaria perder a maioria na Câmara dos Representantes — possivelmente até no Senado. Os republicanos atualmente detêm uma estreita maioria em ambas as câmaras do parlamento. Mas isso pode mudar em breve: as próximas eleições para o Congresso nos EUA estão marcadas para novembro de 2026. Todas as cadeiras na Câmara dos Representantes e cerca de um terço das cadeiras no Senado serão realocadas.
Ted Cruz: "Não sou fã de tarifas"
Cruz disse que o pacote tarifário pode fazer desta semana a "mais importante em todos os quatro anos" do segundo mandato de Trump. Existe "o potencial para desenvolvimentos positivos", mas também o perigo de "enormes riscos". Um possível cenário positivo é que outros países retornem à mesa de negociações como resultado do anúncio de Trump, cheguem a um acordo e reduzam significativamente suas tarifas sobre produtos americanos. "Isso pode muito bem acontecer", disse Cruz. Nesse caso, ele "explodiria de entusiasmo".
Mas há também outra possibilidade: outros países podem responder com suas próprias tarifas mais altas sobre produtos dos EUA — enquanto as tarifas impostas por Trump permanecem em vigor. Isso também é "um risco muito real" e seria "terrível para a América". Ele próprio “não é fã de tarifas”.
As declarações de Ted Cruz sobre a política tarifária de Donald Trump estão causando bastante comoção online:
"Uau, Ted Cruz acabou de reclamar contra tarifas em seu podcast", escreve um usuário do X.
"Cruz finalmente acordou? Tarifas são um desastre esperando para acontecer! Enquanto ele entra em pânico, Moscou está à espreita, pronta para explorar nossas fraquezas. Devemos confrontar a podridão em nossa economia, não apenas reagir a ela. Chega de medidas paliativas! Hora de soluções reais", dizia um tuíte.
・"Sou um apoiador de Trump e não gosto dessas tarifas", admite outro usuário do X.
"Como um independente que pende ligeiramente para a direita e normalmente não gosta do senador Cruz, precisamos de figuras mais proeminentes como Ted para se manifestar contra essas tarifas. Rand Paul era meio que esperado, mas quanto mais firmemente os políticos pró-Trump se manifestam contra essas tarifas, mais sua implementação pode ser distorcida", diz outro tuíte.
"A destruição de empregos será menor, mas a destruição econômica definitivamente será algo bem óbvio. Nesse cenário, isso pode acontecer em um ano", prevê um usuário do X.