Sunday, April 13, 2025
Moscou ri de Trump: Putin o faz pagar um preço alto
O Ocidente
Moscou ri de Trump: Putin o faz pagar um preço alto
Marcel Görmann • 5 horas • 2 minutos de leitura
Durante a campanha eleitoral, Donald Trump prometeu paz na Ucrânia em 24 horas. Agora ele está sendo feito de bobo por Vladimir Putin, que não demonstra nenhum interesse real em um cessar-fogo. A especialista em segurança Claudia Major critica duramente o presidente dos EUA.
Na ZDF “Morgenmagazin” ela fala de um “fracasso” de Trump nas negociações. "Trump queria um cessar-fogo de 30 dias, e Putin o rejeitou. Ele concordou com um cessar-fogo setorial. Ou seja, apenas a infraestrutura energética e possivelmente o Mar Negro."
Putin provoca Trump: Ele o faz esperar
Putin insiste em exigências extremas por um cessar-fogo completo. O apoio ocidental deve parar, a Ucrânia deve parar sua mobilização e os EUA de Trump devem parar de fornecer inteligência. “Obviamente, não há desejo por parte da Rússia de realmente acabar com esta guerra”, analisa Major na ZDF.
Dois exemplos ilustram o quão pouco Trump é realmente levado a sério em Moscou. Putin até fez Trump esperar e aparentemente o deixou esperando antes do telefonema.
A conversa telefônica entre os dois chefes de Estado estava marcada para as 18h. Terça-feira, horário de Moscou. Naquela época, porém, o chefe do Kremlin ainda estava em um fórum econômico. Ele reagiu com um encolher de ombros provocativo quando o moderador apontou a hora para Putin. Tudo capturado pelas câmeras de TV! A plateia ri da falta de respeito. Parecia que Putin tinha todo o tempo do mundo e Trump precisava ser paciente.
Ucrânia como “prato principal”: o ambiente do Kremlin demonstra pouco interesse pela paz
Enquanto isso, o confidente de Putin e ex-presidente Dmitry Medvedev está mais uma vez zombando do Ocidente e, especialmente, da Europa via X. "O telefonema entre os presidentes Putin e Trump confirmou uma ideia familiar: apenas Rússia e Estados Unidos estão representados no salão. No cardápio: aperitivos leves — couve-de-bruxelas, peixe com batatas fritas britânico e galo parisiense. O prato principal é uma costeleta à Kiev. Bom apetite!"