Thursday, October 28, 2021
A Suécia é o país com a maior taxa de homicídios
A Suécia é o país com a maior taxa de homicídios
AOL PT
EDITORIAL AOL
28 de Outubro de 2021, 0:58 PM
A Suécia é considerada um país nórdico modelo, mas as aparências são enganosas: o país tem a maior taxa de homicídios da UE. As armas de fogo, em particular, são um grande problema.
Embora a Suécia não esteja em primeiro lugar em termos de crimes totais (a Irlanda está), o número de vítimas de violência letal está a aumentar constantemente na Suécia, enquanto que no resto da UE está a diminuir. Em média, oito em cada um milhão de pessoas na UE são vítimas de violência fatal. Na Suécia, o número é agora de 12 por milhão. Uma vítima proeminente da violência mortal é o rapper Einar, de 19 anos de idade, que foi morto a tiro fora de casa, num subúrbio de Estocolmo, esta semana. Suspeita-se que esteja relacionado com gangues.
As armas de fogo são um grande problema
O Conselho Consultivo Sueco para a Prevenção do Crime publicou um relatório em Maio descrevendo a extensão do problema. Tanto a violência global fatal como a violência armada estão a diminuir constantemente em todos os países europeus, mas estão a aumentar na Suécia. A violência das armas, em particular, é um problema grave, disseram os investigadores. Desde 2011, os homicídios por armas de fogo triplicaram na Suécia.
As razões são múltiplas
O relatório cita o tráfico de droga, os bandos e a falta de confiança na polícia como razões possíveis. Também se fala de um "efeito de contágio", quanto mais assassinatos cometidos com armas de fogo, mais normal se torna a violência, e aparece como uma alternativa à resolução de problemas. Segundo o relatório, a violência afecta principalmente os homens jovens. No grupo etário dos 20-29 anos, a taxa de homicídios na Suécia é mais de 4 vezes mais elevada do que no resto da UE.