Wednesday, April 9, 2025
"Mais burro que um saco de tijolos" - Musk ataca Navarro, arquiteto de tarifas de Trump
"Mais burro que um saco de tijolos" - Musk ataca Navarro, arquiteto de tarifas de Trump
FOCUS Online • 19 horas. •
2 minutos de leitura
Elon Musk: chefe da Tesla entra em conflito com o estrategista de tarifas de Trump, Navarro.
Elon Musk chama o conselheiro de Trump, Navarro, de "idiota" e "mais burro que um saco de tijolos". A disputa sobre a política tarifária de Trump continua a aumentar. Musk defende veementemente a produção da Tesla.
A disputa tarifária desencadeada pelos EUA está causando tensões entre Elon Musk e Peter Navarro, conselheiro de Donald Trump. Musk repetidamente o chamou de "idiota" e "mais burro que um saco de tijolos" em sua plataforma "X". Navarro já havia sugerido que a Tesla era mais uma empresa de montagem do que uma fabricante de automóveis, o que Musk rejeitou com raiva. "Navarro é realmente um idiota. O que ele está dizendo aqui é comprovadamente falso", comentou Musk. A Tesla é “por qualquer definição” a montadora mais verticalmente integrada dos Estados Unidos, com a maior proporção de conteúdo norte-americano.
Leavitt minimiza rivalidade
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, comentou sobre a briga pública entre Musk e Navarro, dizendo à CNBC: "Meninos serão meninos". Essas disputas abertas não são um sinal de fraqueza, mas de transparência. Musk tentou em vão convencer Trump a relaxar a política tarifária. No entanto, o presidente ameaçou aumentar ainda mais as tarifas de importação de produtos da China.
As críticas de Musk provavelmente são direcionadas à política tarifária de Navarro, que é um fardo pesado para a Tesla. A Tesla, uma das maiores montadoras dos EUA, também opera na China e na Alemanha, então essas fábricas podem ser afetadas por tarifas e contratarifas. Isso também se aplica às peças que a Tesla troca ou importa entre locais, o que é uma prática comum no setor.
Política tarifária atinge duramente a Tesla: queda no preço das ações e bilhões em perdas
Desde que Trump anunciou as novas tarifas em 2 de abril, as ações da Tesla perderam quase 14% de seu valor. Desde meados de dezembro, o valor chegou a cair pela metade. Isso resultou em um declínio no valor de mercado de mais de US$ 800 bilhões. O próprio Musk sofreu uma perda de cerca de 135 mil milhões de dólares desde o início do ano, dos quais 35 milhões