Monday, November 4, 2024
Vencedor do Prémio Nobel da Economia, Stiglitz alerta para os EUA sob Trump - EUA O pior de todos os mundos ameaça com Trump
Jornal on-line de Oldemburgo
Vencedor do Prémio Nobel da Economia, Stiglitz alerta para os EUA sob Trump - EUA O pior de todos os mundos ameaça com Trump
agência de notícias dts – 4 de novembro de 2024, 5h01 – Última atualização: 4 de novembro de 2024, 5h01
O vencedor do Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, alerta para os efeitos de uma segunda presidência de Donald Trump. “Mais um mandato de Trump seria um desastre, e não apenas em termos económicos”, disse ao “Tagesspiegel” (edição de segunda-feira).
Considera a agenda económica de Trump contraproducente. Stiglitz critica as elevadas tarifas e os “problemáticos cortes de impostos” anunciados por Trump. Esta política fará com que os preços subam, o défice aumente e a desigualdade cresça nos EUA. “Os EUA enfrentam o pior de todos os mundos com Trump porque os efeitos reforçam-se mutuamente”, disse o economista.
A agenda da candidata presidencial democrata Kamala Harris, por outro lado, aumentaria o poder económico e a prosperidade dos EUA, explicou Stiglitz. “Harris defende políticas que fortaleçam a classe média, promovam a concorrência e apoiem o empreendedorismo.”
“Quando olho para as últimas décadas, para mim Biden é o presidente que teve mais sucesso económico”, disse Stiglitz, que serviu como conselheiro económico do antigo presidente Bill Clinton durante a sua administração. A inflação caiu significativamente com Biden e o desemprego caiu desde que assumiu o cargo. O emprego evoluiu positivamente, as novas contratações aumentaram e verifica-se um crescimento salarial significativo.
Stiglitz explicou ainda que há inquéritos em que a maioria dos inquiridos acredita que Trump tem maior competência económica do que Biden e Harris, dizendo que muitos eleitores estão a tentar racionalizar a sua preferência por Trump. “As pessoas que apoiam Trump por razões de identidade, ou seja, em ligação com preconceitos racistas ou sexistas, nunca o admitiriam abertamente”, disse Stiglitz. Por isso, dizem que Trump é melhor para a economia.
Muitos americanos já se esqueceram do caos da primeira presidência de Trump. “A memória dos eleitores é curta”, disse o economista. “O registo de Trump não foi particularmente impressionante.” O crescimento que ocorreu com Trump foi apenas uma continuação da recuperação que começou com Obama.