Monday, April 14, 2025
Especialista alerta sobre tarifas de Trump: EUA enfrentam algo "pior que uma recessão"
Frankfurter Rundschau
Especialista alerta sobre tarifas de Trump: EUA enfrentam algo "pior que uma recessão"
Victoria Krumbeck • 1 hora • 2 minutos de leitura
“Em um ponto de decisão”
As tarifas de Donald Trump estão causando caos ao redor do mundo. Um especialista agora alerta para as graves consequências da política tarifária para os EUA.
Washington, D.C. – As tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, ainda estão tendo impacto. Embora Trump tenha suspendido as tarifas por 90 dias logo após elas entrarem em vigor, um país continua severamente afetado. As tarifas de importação para a China chegam a 145%. Especialistas em economia e comércio estão preocupados com o futuro dos Estados Unidos. O bilionário e empreendedor americano Ray Dalio alerta para as graves consequências das políticas de Trump.
Tarifas de Trump: Especialista alerta para consequências para os EUA – "Pior que uma recessão"
Dalio disse que estava preocupado com "algo pior do que uma recessão" se Trump não lidasse adequadamente com tarifas e outras políticas econômicas, disse ele no programa "Meet the Press" da NBC News no domingo. Dalio, fundador do fundo de hedge Bridgewater Associates, respondeu à pergunta se os EUA entrariam em recessão: "Acho que estamos em um ponto de decisão agora e estamos muito perto de uma recessão." Ele alertou que o sistema monetário poderia entrar em colapso.
Ele observou uma mudança profunda na ordem interna e também na ordem mundial, semelhante à da década de 1930. “Estudei história e isso continua se repetindo”, disse o bilionário. Ele descreveu a combinação de tarifas, dívida excessiva e uma “potência emergente desafiando o poder existente” como uma mudança destrutiva. A China, em particular, poderia se beneficiar do comportamento dos EUA.
Tarifas de Trump: Especialista alerta para consequências piores do que uma recessão
Já em 2007, Dalio alertou para uma crise financeira, que ocorreu em 2008. No entanto, segundo o especialista, a situação atual pode ser bem administrada. Para conseguir isso, o Congresso teria que reduzir o déficit orçamentário dos EUA para cerca de três por cento do produto interno bruto. "Se não o fizerem, teremos um problema de oferta e demanda de dívida ao mesmo tempo que os outros problemas, e as consequências serão piores do que uma recessão normal", disse ele.
Consequências da política tarifária de Trump: Economista alerta para "grande crise"
Com o vai e vem da política tarifária dos EUA, Trump está causando incerteza global. O chefe do Ifo e economista Clemens Fuest não descarta uma crise econômica global. “Se todos seguirem na direção errada, isso poderá levar a uma grande crise”, disse ele em entrevista ao Süddeutsche Zeitung (SZ). Fuest acredita que é possível que o declínio repentino nos títulos do governo dos EUA tenha sido a razão pela qual Trump retirou as tarifas recém-impostas.
É impossível prever para onde o presidente dos EUA está indo agora. A ideia por trás da política tarifária rigorosa era fortalecer a produção nacional. Muitos especialistas consideram que essa meta não foi alcançada. Na sexta-feira, Trump isentou produtos eletrônicos, como smartphones e computadores, de tarifas de importação da China. Trump anunciou que responderia na segunda-feira à pergunta sobre possíveis tarifas futuras sobre semicondutores. O pingue-pongue alfandegário parece não ter fim por enquanto.