Tuesday, July 11, 2023
Investigadores do Nord Stream encontram vestígios de explosivos em veleiro
MUNDO
Investigadores do Nord Stream encontram vestígios de explosivos em veleiro
1 hora atrás
Quem é o responsável pelas explosões nos oleodutos Nord Stream? Traços de explosivos submarinos foram encontrados em amostras de um iate, de acordo com uma carta dos embaixadores da ONU da Alemanha, Dinamarca e Suécia ao Conselho de Segurança da ONU. Mais no ticker ao vivo.
Durante as investigações sobre as explosões nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, os investigadores disseram ter encontrado vestígios de explosivos em um iate à vela suspeito. "Nas amostras retiradas do barco durante a investigação, foram encontrados vestígios de explosivos submarinos", diz uma carta conjunta da embaixadora alemã na ONU, Antje Leendertse, e dos embaixadores da Dinamarca e da Suécia no Conselho de Segurança da ONU em Nova York. A carta está disponível na Agência de Imprensa Alemã.
Segue dizendo que há a suspeita de que o veleiro tenha sido usado para transportar os explosivos usados na sabotagem dos oleodutos. Os representantes dos três países enfatizaram ao órgão mais poderoso da ONU que as investigações estão em andamento: "Neste momento não é possível esclarecer com segurança a identidade dos perpetradores e seus motivos, particularmente no que diz respeito à questão de saber se o incidente foi cometidos por um Estado ou controlados por um ator estatal”.
Em 26 de setembro de 2022, as explosões foram inicialmente registradas perto da ilha dinamarquesa de Bornholm e, pouco depois, quatro vazamentos foram descobertos em três das quatro linhas de oleoduto. O operador do Nord Stream 1 mais tarde falou sobre crateras de um metro de profundidade e detritos espalhados no fundo do mar.