Monday, May 30, 2022
'Amazon vai à falência': como Jeff Bezos explica que a morte da Amazon é inevitável
Business Insider Alemanha
'Amazon vai à falência': como Jeff Bezos explica que a morte da Amazon é inevitável
Isobel Asher Hamilton - Ontem às 23h
Jeff Bezos fundou a Amazon em 1994. Desde então, a empresa se transformou em um gigante do varejo e da tecnologia, tornando-o um multibilionário.
Mas o bilionário aparentemente está convencido do fim da Amazon. Nos últimos anos, ele disse várias vezes que a morte da empresa é inevitável – e isso enquanto ainda era CEO do grupo.
Tais declarações são bastante incomuns para o chefe de uma empresa desse porte. Normalmente, as pessoas em posições de liderança só falam positivamente sobre o futuro de sua empresa, com a mídia constantemente respirando em seus pescoços e os investidores olhando por cima de seus ombros.
Mas falar sobre seus medos de fracasso parecia levá-lo. Nessas ocasiões falou da queda da Amazônia:
Em 2013, Bezos disse que grandes empresas duram apenas "algumas décadas".
Em 2013, Bezos estreou seu crescente sistema automatizado de entrega de drones no programa 60 Minutes em uma das maiores redes de televisão e rádio da América, a Columbia Broadcasting System (CBS). "As empresas têm vidas curtas... e a Amazon desaparecerá um dia", disse ele.
Quando perguntado se isso o incomoda, Bezos respondeu: "Não me incomoda porque sei que não há nada que eu possa fazer sobre isso. empresas vêm e vão. Isso vale até para os tempos mais deslumbrantes e importantes – você espera algumas décadas e eles se vão.”
No entanto, ele espera que a Amazon dê seu último suspiro depois dele.
Em uma carta de 2017 aos seus acionistas, Bezos falou de um "declínio agonizante e doloroso"
Em uma carta aos seus acionistas em 2017, Bezos expandiu sua filosofia do "Dia Um", que afirma que todo dia deve ser visto como um novo começo. Nele, ele disse que uma vez alguém lhe perguntou em uma reunião como era o “Dia Dois”.
“O segundo dia é de estagnação. Seguido de irrelevância. Seguido por um declínio terrivelmente doloroso. E é por isso que é sempre 'Day One'", teria respondido Bezos. "Um titular ainda pode estar ganhando dinheiro no segundo dia, mas o resultado final ainda chegaria", acrescentou. Na carta aos acionistas, ele passou a falar sobre como evitar o "Dia Dois".
Em 2018, ele disse a sua equipe: "Um dia a Amazon vai falir, estou lhe dizendo agora".
A crença de Bezos na inevitável mortalidade da Amazon também é evidente nas imagens de uma assembleia geral obtidas pela CNBC.
"A Amazon não é 'grande demais para falir'... Posso até prometer que a Amazon vai falir um dia", disse Bezos quando perguntado por um funcionário que queria saber sobre a falência de empresas como a Sears.
“A Amazon também vai falir. Se você olhar para as grandes empresas, a vida útil é de mais de 30 anos, não de mais de 100 anos”, continuou ele. É seu trabalho atrasar esse dia o máximo possível.
O aniversário de 30 anos da Amazon não está longe agora.