Tuesday, March 29, 2022

Mãe de soldado russo: "É um banho de sangue"

DW Mãe de soldado russo: "É um banho de sangue" Oxana Ivanova - 11 horas atrás O soldado russo de 26 anos, Yevgeny, morreu nos primeiros dias da guerra em um ataque ao aeródromo ucraniano de Hostomel, perto de Kiev. No entanto, sua mãe justifica as ações da Rússia. Em 24 de fevereiro, começou a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. No entanto, Vladimir Putin descreve-o como uma "operação militar especial no Donbass". Soldados russos também morrem nesta guerra. Muitas vezes eles e seus familiares aparentemente não sabiam até o fim para onde seriam enviados. Desde que a guerra começou há pouco mais de um mês, o Ministério da Defesa russo só informou duas vezes sobre as baixas. De acordo com isso, em 25 de março, 1.351 soldados russos foram mortos na Ucrânia. Na realidade, porém, pode ser entre 7.000 e 15.000, escreve o Washington Post, citando um alto representante da OTAN. O jornal russo "Komsomolskaya Pravda" relatou 9.861 mortes em 20 de março, citando o Ministério da Defesa, mas excluiu o artigo no dia seguinte alegando que se tratava de um ataque de hackers. O soldado russo Yevgeny, com a patente de sargento-mor, morreu perto de Kiev nos primeiros dias da guerra. O jovem de 26 anos nunca havia participado de operações de combate. Sua mãe Natalia (nome fictício) perdeu o filho - mas ela ainda justifica a invasão russa da Ucrânia. No entanto, Natalja pensa que esta é uma guerra real e não uma "operação especial". A DW decidiu publicar uma entrevista com ela como testemunho de uma mãe que perdeu o filho na guerra liderada pela Rússia contra a Ucrânia. O protagonista da entrevista faz declarações sobre as causas da guerra que contradizem o estado atual das coisas. Mas a DW decidiu deixá-los no texto. Essas declarações provam claramente o trabalho de longo prazo da propaganda estatal russa. DW: Natalya, como você está se sentindo? Natalja: É muito difícil, dói muito. Mas não é minha culpa, ninguém vai devolver meu filho para mim. Como Yevgeny se tornou um soldado contratado? Imediatamente após os exames de 2014, ele foi para o exército. Ele veio a uma unidade especial do serviço de inteligência militar GRU. Naquela época, ele foi oferecido um contrato. De alguma forma eu o dissuadi, afinal isso significava ir a pontos problemáticos. Então ele se candidatou à polícia e trabalhou para um serviço de segurança. Mas ele não gostou do trabalho e então tentou aquele contrato depois de tudo. Ele foi aceito imediatamente e só tivemos uma noite para nos despedir. Yevgeny serviu na Guarda Nacional. Ele gostou muito e se tornou um líder de grupo. Ele desfez as manifestações em Moscou. Em 2017 teve um filho. Ele conhece sua esposa do tempo no serviço de segurança. Ela se mudou para ele em Moscou, onde eles se casaram. Como começou a história da Ucrânia? Era final de janeiro, por volta dos dias 25 e 26. Meu filho ligou e disse que eles estavam sendo enviados para Smolensk (uma cidade no oeste da Rússia, a cerca de 80 quilômetros da fronteira com a Bielorrússia - ed.) para manobras com a Bielorrússia. Eu disse a ele: "Você está mentindo para mim? Que manobras?" Pesquisei na internet e de fato houve manobras com a Bielorrússia, mas acabaram. Continuei procurando e queria descobrir onde estamos em guerra. Eu nem pensei na Ucrânia. Foi só no dia seguinte que me lembrei de que havia agitação na Ucrânia. Então você estava ciente de que seu filho não seria designado para manobras? sim. Eu disse a Evgeny que não sou estúpido e não acho que ele vá para Smolensk. Pesquisei mais e percebi que ele estava indo para a Ucrânia. Claro que eu queria dissuadi-lo. Eu disse que talvez ele não volte. Ele respondeu: "O que você está girando?" Ele desconhecia completamente para onde estava sendo enviado. Ou eles sofreram lavagem cerebral o suficiente para pensar que estavam fazendo manobras, ou ele sabia e não podia imaginar que haveria tal banho de sangue ali. Provavelmente ninguém pensou isso, nem mesmo o próprio Putin. Você manteve contato depois? Ele saiu no dia 13 de fevereiro. Em tom de brincadeira, perguntei a ele se ele gostava de Smolensk e o que havia para comer. Ele riu e disse que estava tudo bem. A última vez que ele entrou em contato foi na manhã de 24 de fevereiro, quando tudo começou. Ele disse através do WhatsApp de um amigo: "Mãe, a guerra começou". Eu disse: "Filho, estou assistindo isso na TV." Ele disse: "Imagine, uma companhia inteira de nossos meninos foi morta na fronteira".