Saturday, April 2, 2022
Ministro ucraniano promete fornecimento abrangente de energia para a Europa
Ministro ucraniano promete fornecimento abrangente de energia para a Europa
AFP - 16 horas atrás
De acordo com seu ministro da Energia, a Ucrânia quer fornecer gás e hidrogênio em larga escala para reduzir a dependência da Europa em relação à Rússia, mas inicialmente exige um embargo de energia contra a Rússia. Por causa da guerra em sua terra natal, "sanções energéticas abrangentes" contra a Rússia são agora necessárias, disse o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, ao "Tagesspiegel". Isso visa privar a Rússia do dinheiro para continuar sua guerra de agressão.
"É por isso que exigimos que haja um mecanismo que os impeça de receber dinheiro antes de deixar o solo ucraniano", disse Galushchenko, referindo-se aos oponentes russos. O governo ucraniano está propondo a criação de um fundo sob supervisão ocidental "no qual os rendimentos são pagos e que retém o dinheiro da venda de matérias-primas até que a Rússia pare a guerra".
Após o fim da guerra, a exportação de hidrogênio para outros países europeus oferece ao seu país "perspectivas e oportunidades de crescimento", disse o ministro da Energia. As usinas nucleares ucranianas já estão produzindo pequenas quantidades de hidrogênio - "e atualmente estamos construindo uma usina H2 maior. Tecnologicamente, isso é muito viável". É mais difícil modernizar o sistema de gasodutos para transporte de hidrogênio, “mas isso também é possível com grandes investimentos”.
O chanceler Olaf Scholz (SPD) também está contando com uma importante iniciativa de hidrogênio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na Alemanha. Galushchenko chamou de "realmente útil e importante que a Europa não bata a porta do hidrogênio nuclear na frente de nossos narizes" no "Tagesspiegel". O chamado hidrogênio amarelo pode ser um elemento importante para garantir a segurança energética da Europa.
O poder da Rússia sobre oleodutos e armazenamento de gás
"Nas últimas semanas, deveria ter ficado claro para todos na Europa que essa segurança não pode ser dada como certa", enfatizou o ministro ucraniano. Mas seu país também está investindo em energias renováveis. "Já construímos uma capacidade solar considerável, especialmente em nosso ensolarado sul", disse Galushchenko. A Ucrânia tem "grande potencial para gerar eletricidade a partir de biomassa, biogás e energia hidrelétrica" e também pode expandir significativamente sua produção de gás.
Galushchenko disse que seu país tem "números confiáveis sobre o potencial de dois campos de gás offshore" com um volume de 350 bilhões de metros cúbicos e 500 bilhões de metros cúbicos. "Então, esses são depósitos muito grandes e esperamos usá-los depois da guerra para compensar a perda de gás russo - para nós, mas também para o resto da Europa".
Apesar da guerra de agressão russa, a Alemanha não quer renunciar ao fornecimento de energia da Rússia por enquanto. No entanto, o governo federal insiste em pagar o fornecimento de energia em euros e não em rublos.