Friday, July 23, 2021
Alfred Biolek está morto
O animador Alfred Biolek está morto. Morreu na sexta-feira de manhã. O antigo apresentador de televisão e apresentador de talk show adormeceu pacificamente no seu apartamento em Colónia, disse o seu filho adoptivo Scott Biolek-Ritchie à Agência de Imprensa Alemã. Biolek tinha estado em mau estado de saúde durante algum tempo. Tinha 87 anos de idade.
Biolek nasceu em 1934 em Freistadt, no que era então a Checoslováquia. Em 1946, a sua família mudou-se para Waiblingen, perto de Stuttgart. Depois de terminar o ensino secundário em 1954, Biolek estudou direito pela primeira vez e começou a trabalhar para a ZDF em Fevereiro de 1963 como conselheiro jurídico no departamento jurídico. Pouco tempo depois mudou para o trabalho editorial.
O Biolek é considerado um dos pioneiros dos programas de conversação e de cozinha na Alemanha. Estava intimamente associado à WDR. Juntamente com Rudi Carrell, por exemplo, desenvolveu o espectáculo "Am laufenden Band", o programa de maior sucesso dos anos 70. Ao mesmo tempo, ganhou a sua primeira experiência como apresentador no "Kölner Treff" e conseguiu o seu próprio espectáculo, "Bio's Bahnhof", em 1978.
Uma das últimas grandes lendas da televisão
Depois disso, foi uma presença constante na televisão alemã durante 30 anos. Ele era a sua própria marca com três letras: Biografia. A sua era só terminou em 2007 com o último episódio do programa de culinária "alfredissimo", no qual tinha passado muitos anos de pé no fogão com convidados, conversando e provando vinho. "O meu tempo acabou agora", disse ele na altura.
Em 2010, sofreu graves lesões cranianas numa queda de uma escadaria em espiral e caiu em coma. Desde então, tem vivido uma vida bastante isolada em Colónia.
Entretanto, numerosas pessoas expressaram as suas condolências. Por exemplo, o Primeiro-Ministro da Turíngia Bodo Ramelow (Die Linke) escreveu no Twitter: "Alfred Biolek era uma grande personalidade e uma voz inteligente na esfera pública. As suas emissões eram refrescantes e novas! Obrigado por muitas horas maravilhosas"!