Sunday, May 4, 2025
Escalada contra Putin – UE apreende bilhões em dinheiro russo pela primeira vez - A empresa belga de serviços financeiros Euroclear estaria confiscando dinheiro russo pela primeira vez e distribuindo-o a investidores ocidentais. O valor total envolvido é de três bilhões de euros, informou a Reuters em 2 de maio, citando fontes familiarizadas com o assunto. Essa medida é vista como uma compensação aos investidores cujos fundos foram confiscados por Moscou e como uma resposta direta à ação do Kremlin
Frankfurter Rundschau
Escalada contra Putin – UE apreende bilhões em dinheiro russo pela primeira vez - A empresa belga de serviços financeiros Euroclear estaria confiscando dinheiro russo pela primeira vez e distribuindo-o a investidores ocidentais. O valor total envolvido é de três bilhões de euros, informou a Reuters em 2 de maio, citando fontes familiarizadas com o assunto. Essa medida é vista como uma compensação aos investidores cujos fundos foram confiscados por Moscou e como uma resposta direta à ação do Kremlin.
Lars-Eric Nievelstein • 3 horas • 3 minutos de leitura
Mercados hoje
Após a expropriação da Rússia
Escalada contra Putin – UE confisca bilhões em ajuda russa pela primeira vez
A UE congelou bilhões de fundos russos por causa da guerra na Ucrânia. Agora, elas devem ajudar a Ucrânia. É isso que está por trás disso.
Bruxelas – O dinheiro russo deve ajudar na defesa e reconstrução da Ucrânia: O que parece contraditório é o objetivo declarado da União Europeia. Muitos bilhões de dólares em ativos russos estão congelados no Ocidente. Eles devem ajudar a Ucrânia em algum momento, mas ainda não está claro como isso acontecerá. Como o líder do Kremlin, Vladimir Putin, está confiscando ativos ocidentais, a UE está seguindo o exemplo.
Novo golpe na economia da Rússia – UE retira dinheiro de ativos confiscados
A empresa belga de serviços financeiros Euroclear estaria confiscando dinheiro russo pela primeira vez e distribuindo-o a investidores ocidentais. O valor total envolvido é de três bilhões de euros, informou a Reuters em 2 de maio, citando fontes familiarizadas com o assunto. Essa medida é vista como uma compensação aos investidores cujos fundos foram confiscados por Moscou e como uma resposta direta à ação do Kremlin.
A UE congelou bilhões de fundos russos por causa da guerra na Ucrânia. Agora, elas devem ajudar a Ucrânia. É isso que está por trás disso.
A Euroclear está usando um fundo de dez bilhões de euros em fundos russos que foram congelados pelas sanções da UE após a guerra na Ucrânia. Diz-se também que é uma escalada direta da pressão financeira que a Europa está exercendo contra a Rússia. Anteriormente, a Europa era muito cautelosa quanto ao uso dos bilhões russos congelados – esta foi a primeira vez que o dinheiro fluiu diretamente de ativos russos para atores ocidentais. Anteriormente, a Europa tinha o cuidado de apenas retirar os lucros de juros gerados pelo dinheiro russo. Isso acabaria agora.
Ativos russos para a reconstrução da Ucrânia – mecanismo da Ucrânia trará bilhões para o país
É aqui que entra em jogo o chamado Mecanismo da UE para a Ucrânia. Este é um mecanismo de apoio da União Europeia criado para ajudar a Ucrânia a reconstruir e modernizar o país. Além disso, a facilidade visa fortalecer o setor privado ucraniano “para uma rápida recuperação econômica” e permitir que o país atacado implemente as reformas necessárias “em seu caminho para a adesão à UE”.
No âmbito deste mecanismo, a UE decidiu apoiar a Ucrânia com fundos no valor de até 50 mil milhões de euros. O dinheiro deverá fluir entre 2024 e 2027; Somente em 1º de abril de 2025 foi feito um pagamento de 3,5 bilhões de euros.
Para receber esse apoio, a Ucrânia deve atender a diversas condições estabelecidas pela UE. Por exemplo, diz respeito ao estabelecimento e manutenção da democracia, da legislação e dos direitos humanos. Desde que a Comissão determine que essas condições sejam atendidas, a Ucrânia receberá bilhões em pagamentos trimestrais.
UE retira bilhões da Rússia – após proposta de Putin
De volta à Euroclear. Aparentemente, a empresa recebeu aprovação das autoridades belgas para efetuar o pagamento. É importante notar que essa redistribuição de riqueza afeta os fundos russos congelados, mas explicitamente não os 200 bilhões de euros em reservas financeiras do Banco Central Russo. A Reuters também noticiou isso.
No entanto, essa medida reduziria o estoque de dinheiro russo e as ações mantidas pelo Ocidente. Além disso, o dinheiro agora não vai para a Ucrânia, mas para investidores ocidentais. O Kremlin já havia ameaçado retaliações se os países ocidentais confiscassem fundos russos para fornecê-los à Ucrânia. A Rússia, por sua vez, mudou especificamente sua legislação em 2024 para permitir o confisco de ativos ocidentais.
200 mil milhões de euros permanecem intocados – países tomam medidas individuais
O Ocidente, por sua vez, ainda está procurando maneiras de acessar os 200 bilhões em ativos do banco central.