Wednesday, April 16, 2025
Meloni em Washington: Tensões comerciais com Trump em foco
Resumo diário
Meloni em Washington: Tensões comerciais com Trump em foco
Anna Wajs-Wiejacka • 50 milhões •
2 minutos de leitura
Giorgia Meloni reúne-se com Donald Trump
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni viaja até Washington para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump. O seu objectivo é apaziguar os conflitos comerciais entre os EUA e a UE. Será que ela conseguirá chegar a um acordo?
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni reúne-se com o presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington.
O objetivo da visita é aliviar os conflitos comerciais e abolir as tarifas sobre os produtos da UE.
O governo italiano espera criar um mercado de comércio livre entre os EUA e a UE.
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni viaja até Washington para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump. É a primeira visita de um chefe de Estado da UE desde que Trump anunciou tarifas sobre produtos da União Europeia. Estas tarifas foram suspensas por 90 dias, e Meloni espera a sua abolição completa.
O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, descreveu a visita de Meloni como uma "missão comercial pacífica". O governo italiano está a procurar uma solução para o conflito comercial com os EUA através da introdução da fórmula das "tarifas zero". No entanto, os comentadores observam que o Presidente Trump demonstra pouca vontade de tal solução.
Grandes expectativas
A primeira-ministra italiana sublinha que está consciente das dificuldades que irá enfrentar durante esta visita. - Este é um momento difícil. Veremos como as coisas correm nas próximas horas, disse Meloni.
Os empresários italianos, representados pela associação industrial Confindustria, apoiam a Meloni nos seus esforços. Emanuele Orsini, presidente da associação, manifestou a esperança de resultados positivos da visita. Já a oposição de centro-esquerda apela a que o primeiro-ministro não apareça "de chapéu na mão".
A visita de Meloni a Washington está repleta de desafios e incertezas. O seu sucesso ou fracasso poderá afectar as futuras relações comerciais entre os EUA e a UE. O governo italiano espera criar um mercado de comércio livre que possa beneficiar ambos os lados.
É positivo que o primeiro-ministro esteja a viajar em nome de toda a Europa - afirmou o presidente da associação industrial Confindustria, Emanuele Orsini.